quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

FC Porto-U. Madeira, 3-1 (crónica)


O futebol tem esta estranha dicotomia: por cada momento memorável,por cada jogo para a história, há-de aparecer uns dez FC Porto-União da Madeira, a uma terça à noite de janeiro, para a fase de grupos da Taça da Liga. O exemplo é meramente figurativo e surge, apenas, pela lógica, claro está. Afinal, é esse o encontro que vamos analisar. 
  
Mas o que se pretende mostrar é que o duelo desta noite, que o FC Porto venceu por 3-1, estava condenado à partida a cair na gaveta dos jogos para esquecer. Porque, com estes ingredientes, só números assombrosos ou uma surpresa gigante fariam com que o futebol brilhasse em pleno no relvado do Dragão. Quase sempre não é assim. E esta noite voltou a não ser. 

Ganhou o FC Porto, com justiça e números certos, mais coisa, menos coisa. Daqui por um ano, se tanto, ninguém se lembrará do resultado. É sempre assim.  
  
Talvez recordem a estreia de Ivo Rodrigues, mais nervoso do que brilhante na primeira amostra, ou o regresso de Helton, quase um ano depois da grave lesão de Alvalade. Mas não há muito mais. 
  
Os golos surgiram com normalidade, o guião foi seguido à letra. Talvez o tento do União, quando já perdia 2-0, tenha combatido a mediania. Mas, por ventura, só mesmo para os adeptos madeirenses com mais fé. O FC Porto nem se assustou. 
  
Quintero mexe com tudo e o jogo torna-se simples 
  
Vamos ao jogo, então? Conta-se de forma simples. A pior casa da época no Dragão (cerca de 11 mil) viu, desde cedo, o FC Porto assumir o controlo. Afinal, mesmo que com um onze bastante diferente do habitual, que voltou a ter Ruben Neves, com Campaña a trinco, e Adrian como ponta de lança, para além das novidades já referidas, era esse o papel que lhe estava destinado. 
  
O União também cumpriu a sua parte. Vítor Oliveira montou um esquema necessariamente defensivo, mas sem excessos. Helton teve pouco trabalho, sim, mas o União não se limitou a defender. Foi um bloco compacto que Quintero furou ao minuto 24. 
  
Com calma, o colombiano veio da direita para o centro à procura da nesga por onde atirar. Quando a teve, fez golo. 
  
Antes e depois, em duas incursões ao segundo poste, Ivo Rodrigues ficou a centímetros de coroar a estreia com golo. Quintero e Reyes obrigaram Ricardo Campos a mostrar serviço e o União, no melhor lance que dispôs até ao descanso, viu o poste evitar que Barnes empatasse. 

No segundo tempo, já com Quaresma no lugar de Ivo, chegou o 2-0. Com qualidade e sorte. A jogada é boa, envolvendo Quintero e Adrian, mas o desvio de Zarabi ajudou a que terminasse em festa, após remate do português. 
  
O 2-0 durou pouco, contudo, porque o União aproveitou o adiantamento de Ricardo para lhe colocar uma bola nas costas que Élio, entrado também no reatamento, aproveitou. Apenas um espasmo, contudo, porque o domínio continuou a ser azul e branco (ou azul marinho). 
  
E assim ficou até ao fim. Ainda chegou o terceiro, por Evandro, no segundo penálti sofrido por Quaresma. Rui Rodrigues não viu o primeiro. 
  
Mas o essencial não mudou: vitória portista, tranquila, num jogo para esquecer em breve. Está lançada a equipa na Taça da Liga, com duas vitórias em dois jogos. Importante porque a deslocação que falta (para além da receção à Académica) é a Braga. E esse duelo promete bem mais. 


in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: