quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Helton: quase um ano depois

O União da Madeira é o cenário para o regresso de Helton, que no Dragão não joga desde 13 de março


Helton volta hoje ao Dragão, exatamente 10 meses depois de ter pisado o relvado da sua principal casa em Portugal pela última vez. O brasileiro foi titular contra o Nápoles a 13 de março de 2014, na primeira mão dos oitavos-de-final da Liga Europa. Lesionou-se a seguir, em Alvalade, quatro dias depois, e só hoje tem de novo o prazer de olhar de frente para os adeptos que o idolatram. Já o fez em Vila do Conde, na primeira jornada desta Taça da Liga, mas em casa e no campo tem outro encanto.

A titularidade daquele que é o número 1 do FC Porto desde 2006 é uma das maiores das muitas novidades que o treinador Lopetegui apresentar na receção ao União da Madeira. A verdade é que os portistas não contavam integrar um grupo de cinco equipas na Taça da Liga nem apanhar um adversário de segundo escalão, como o União da Madeira. Os dois fatores abriram uma janela ao regresso de Helton sem comprometer a utilização regular de Fernández. Para o brasileiro, o filme é diferente. O União da Madeira pode ser apenas o trampolim para exigir mais tempo e eventualmente o regresso com regularidade à equipa nos próximos tempos. Helton prometeu, no dia após a grave lesão (rotura do tendão de Aquiles), voltar a ser titular do FC Porto e não desistiu desse objetivo, apesar de o contrato terminar no final desta época.

Hoje, contudo, os adeptos querem vê-lo na baliza para o saudar e perceber se realmente o guarda-redes é o mesmo que enchia as medidas de todos na altura em que se lesionou. Clinicamente, o tendão de Aquiles está bom e o brasileiro pronto para efetuar todo o tipo de movimentos, incluindo os saltos, que exigem muito esforço à zona afetada mas que num guarda-redes são fundamentais.


in "ojogo.pt"

Sem comentários: