segunda-feira, 16 de março de 2015

LOPETEGUI: “VAMOS LUTAR ATÉ AO FIM”

Treinador elogiou o esforço da equipa na vitória sobre o Arouca, depois de cedo se ver reduzida a dez elementos 
Sete vitórias consecutivas, 15 golos marcados, nenhum sofrido. O FC Porto vive a sua melhor fase na Liga portuguesa e o triunfo sobre ao Arouca (1-0), no Estádio do Dragão só veio confirmar o que a matemática não deixa enganar. “Não foi um jogo fácil” para a equipa portista, sublinhou Julen Lopetegui, que viu a sua missão dificultada pela expulsão de Fabiano, logo aos 11 minutos, na ressaca de um exigente encontro europeu. “São muitas contrariedades, mas vamos continuar a lutar até ao fim”, garantiu o treinador espanhol.


Lopetegui não podia começar se não por “dar os parabéns à equipa pelo grandíssimo esforço que fez, pela personalidade, pelo carácter e pela ambição que mostrou”. “Foi um jogo complicado, em que nos vimos muito cedo em desvantagem numérica, depois de uma jornada europeia fisicamente dura, o que obrigou a um esforço extraordinário por parte dos jogadores, que responderam de uma forma fantástica. Arriscámos, jogámos com três defesas e conseguimos marcar um golo, mas podíamos ter marcado mais e ter ganho outra tranquilidade no jogo”, sublinhou o treinador espanhol, em declarações no final do jogo.



Com a expulsão de Fabiano, Lopetegui subtraiu Ricardo à defesa para fazer entrar Helton. Uma opção arriscada, admitiu o técnico, mas que tinha que ser tomada, porque só a vitória interessava: “São decisões que temos que tomar em poucos segundos. Temos que assumir riscos, às vezes, e tivemos que tomar essa opção, porque não queríamos perder força no meio-campo nem no ataque. Mostrámos que queríamos ganhar o jogo e ganhamo-lo justamente”.



A vitória podia, no entanto, ter sido mais robusta, referiu Lopetegui, se “as oportunidades claras” de que a equipa dispôs tivessem sido transformadas em golo” e “se houvesse mais acerto nas decisões” da equipa de arbitragem liderada por Jorge Tavares. “No lance da expulsão do Fabiano, o Ricardo chegava perfeitamente à bola, depois houve um penálti claro sobre o Quaresma que não foi marcado – creio que em Portugal um pontapé na cara dentro da área ainda é falta, e na segunda parte ainda há um fora-de-jogo assinalado ao Brahimi, quando se encontrava ele em boa posição para marcar. Mas temos que continuar a lutar contra todas as dificuldades, até porque não é a primeira vez que as temos”, lembrou o técnico basco.



O mais importante, realçou, foram os três pontos “cada vez caros”, numa altura em que o campeonato entra no último e decisivo terço. “Estamos na recta final, sabemos perfeitamente da importância de cada jogo e vamos continuar a lutar, com a mesma personalidade, o mesmo carácter, tentando ganhar cada jogo. O que pode ser decisivo? Não sei, talvez ter mais sorte com as decisões do árbitro. São muitas! Estamos numa fase da época em que é normal que se cometam erros, mas sempre contra nós não é normal. Quem apita, tem que fazer justiça e nós não a temos tido. Mas vamos continuar a lutar até ao fim”, assegurou Lopetegui.


HERRERA: “A EXPULSÃO DEU-NOS FORÇA”

​Médio mexicano satisfeito pelo triunfo sobre os arouquenses e pela reacção da equipa à desvantagem numérica
A expulsão de Fabiano, ainda não havia um quarto de hora de jogo, foi mais uma dificuldade com que o FC Porto se deparou na jornada 25 da Liga portuguesa, este domingo, frente ao Arouca, mas que serviu para acordar a equipa, que até aí parecia alguma adormecida. Palavras de Herrera, que admitiu que os Dragões não jogaram como gostam, mas conseguiram aquilo que mais interessava: os três pontos.


“A expulsão deu-nos mais força, mais vontade, a partir daí a equipa esteve bem. Conseguimos ganhar vantagem e depois controlámos bem, estivemos concentrados no que restou do jogo. Não deu para jogar o que gostamos de jogar, mas o importante é a vitória e os três pontos”, afirmou o médico mexicano, em declarações no final do encontro.



Com a equipa a jogar em inferioridade numérica, Julen Lopetegui teve que alterar as peças ao longo do jogo: na segunda parte, Herrera foi lateral direito, uma posição que não é estranha ao número 15 do FC Porto: “O treinador pediu-me que jogasse nesse lugar, no México joguei algumas vezes aí, não é uma posição que desconheça. Não é o meu forte, mas tento dar o meu melhor em qualquer posição”, disse ainda o médio, satisfeito pela reacção da equipa após um jogo de Champions, sinal de que “o trabalho de recuperação nota-se em campo e que a equipa esta fortes fisicamente”.


ÓLIVER TORRES: “CONSEGUIMOS UM BOM RESULTADO”

​Médio regressou à titularidade depois do empate em Basileia
​No final da partida que deu a vitória ao FC Porto sobre o Arouca (1-0), Óliver Torres disse estar satisfeito por regressar à equipa após um mês de ausência, assumindo que a equipa conseguiu “uma vitória importante” e “um bom resultado”.


“Vou continuar a lutar para voltar à forma que tinha antes. A equipa trabalhou bem, com raça e conseguimos uma vitória importante. A equipa só pensa nos três pontos, sejam as condições que forem. Fizemos coisas importantes, foi um jogo importante e conseguimos um bom resultado. A equipa tem muito nível, adapta-se e jogamos com dez jogadores, com nove, seja como for”, disse o médio espanhol, em declarações ao Porto Canal.


MARCANO DESTACOU “SOLIDARIEDADE” DA EQUIPA

​Defesa espanhol falou de um jogo com muita intensidade com o Arouca (1-0)
​Em declarações ao Porto Canal, o defesa Marcano afirmou que a equipa “está muito bem fisicamente” e “respondeu bem” ao esforço que esta partida implicou aos jogadores, após a expulsão de Fabiano, aos 11 minutos de jogo. O central lembrou o jogo em Braga, da fase de grupos da Taça da Liga, para reforçar a “solidariedade” que a equipa demonstrou para vencer o Arouca.


“Conseguimos empatar em Braga, com nove jogadores, num jogo que nos implicou muita solidariedade. Aqui foi igual. Seja eu, Maicon ou Martins Indi, o importante é que corra tudo bem. Foi um jogo com muita intensidade, em que jogámos a primeira parte quase toda com três jogadores na defesa e, na segunda parte, já com quatro. Acabamos por vencer, creio que a equipa está muito bem fisicamente e respondeu bem. Estamos muito felizes”, disse Marcano.



O defesa deixou ainda uma palavra para Fabiano e Helton: “O Fabiano estava a jogar bem, sem sofrer golos, e o Helton dá-nos muita segurança, pois tem muita experiência”.


ABOUBAKAR FOI O MVP

Camaronês distinguido pela primeira vez esta época após a vitória com o Arouca (1-0)
Aboubakar foi eleito, neste domingo, o MVP da partida que colocou frente-a-frente FC Porto e Arouca e que terminou com a vitória dos Dragões (1-0), com um golo do avançado camaronês, aos 32 minutos. O prémio foi entregue por Isabel Magalhães, representante da Caixa Geral de Depósitos, match-sponsor da partida.


O FC Porto cumpre um dia de folga e volta a treinar na terça-feira, às 10h30, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, com os primeiros 15 minutos abertos à comunicação social. Às 10h15, Aboubakar fará uma declaração relativa à atribuição do prémio MVP.



Os Dragões iniciam assim a preparação para a deslocação ao Estádio da Madeira, para defrontar o Nacional, em partida da 26.ª jornada da Liga, que se disputa no sábado, às 20h15.


in "fcp.pt"

Sem comentários: