sexta-feira, 22 de outubro de 2010

André Villas-Boas : "Fomos excelentes a todos os níveis"


O FC Porto fez em Istambul uma exibição inteligente, sem se deixar intimidar pelos incidentes do jogo, que ditaram as expulsões de Maicon e Fernando, detalhes visíveis de uma arbitragem polémica. Mas, mais do que isso, os jogadores foram capazes de demonstrar um grande sentido de responsabilidade que conquistou Villas-Boas. "Estivemos excelentes a todos os níveis, tanto ao nível emocional como do ponto de vista da nossa organização. O facto de o Besiktas privilegiar um jogo de posse de bola poderia dificultar-nos a vida para chegar ao último terço em situação de criar oportunidades, mas houve grande responsabilidade na nossa organização defensiva e critérios de escolha quando saímos em transição, dentro da nossa organização ofensiva. O Besiktas aproveitou alguns erros que cometemos, mas já esperávamos uma entrada forte. Foi, de facto, um jogo com dificuldade acrescida, até por termos jogado a segunda parte com dez e depois com nove reflecte isso. Só um FC Porto com jogadores capazes de se transcenderem consegue uma vitória assim. Não dominámos a posse na segunda parte, porque era impossível fazê-lo. Com onze e sem o golo anulado, poderíamos ter sido ainda melhores. Depois, tivemos de manter um bloco curto, procurar os contra-ataques e resultou.", explicou.

Por comentar ficaram dois lances: o golo anulado a Falcao e um penálti reclamado pelo colombiano. "Parece-me que há um golo mal anulado e uma falta clara sobre Falcao, mas ainda não pude ver as repetições e desta vez não vou arriscar. Deixo ao vosso critério a análise e voltamos a falar disto na próxima conferência de Imprensa. Agora, parece-me claro que poderíamos ter saído melhor para o intervalo. Se o árbitro validasse o golo de Falcao, poderíamos ter goleado na segunda parte, mas penso que o jogo foi bem controlado por nós, mesmo com dez jogadores, que estiveram excelentes na entrega". Do mérito da sua equipa é que não teve dúvidas: "O futebol é caótico e há sempre erros individuais e colectivos. Quando o Besiktas pensava que tinha o jogo dominado, houve um lance em que um erro de um defesa isolou o Hulk e isso ajudou a encaminhar o jogo. Mas, há muito mérito da nossa organização na segunda parte e na forma como os jogadores assimilaram o que lhes dissemos ao intervalo".

Daqui em diante o objectivo de garantir o apuramento quanto antes sai reforçado: "Ainda não está garantido, mas temos hipóteses de o fazer no próximo jogo. É nosso compromisso. Queríamos este apuramento mais cedo para nos dar um pouco mais de conforto para os jogos que temos pela frente e, nesse sentido, vamos procurar resolver as coisas rapidamente. O Besiktas antecede o Benfica, não gosto da palavra gestão, mas temos um calendário apertado e mais três jogos para gerir a qualificação e vamos fazê-lo".

in "ojogo.pt"


Sem comentários: