sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Chegar ao estádio foi a primeira vitória

Nunca o FC Porto terá jogado num ambiente tão bem protegido como o de ontem. Nem mesmo quando disputou as finais de Sevilha, Gelsenkirchen, Mónaco, Basileia, Tóquio ou Yokohama. O aparato policial na área envolvente do recinto do Besiktas assustou, mas, afinal, havia uma razão. O presidente alemão, Christian Wulff, está de visita à Turquia e ontem reuniu-se com o homólogo turco, Abdullah Gul, precisamente nas imediações do Estádio Inonu, junto ao Bósforo, onde se situa o edifício governamental, mais ou menos à mesma hora do jogo da Liga Europa.Ora, como sempre acontece nestas ocasiões, a segurança é levada ao extremo. Se durante o dia o céu de Istambul foi patrulhado por uma quadrilha de caças F-16, os helicópteros também fizeram questão de sobrevoar a zona do encontro presidencial. Contas feitas, entre os efectivos policiais destinados para o jogo entre portistas e turcos e os que estavam de serviço na visita do presidente alemão, foram 900 agentes que patrulharam a zona. Se juntarmos a eles os assistentes de recintos desportivos (stewards) de serviço no Inonu (690, exactamente), o número sobe então para quase 1600 homens. Ou seja, segurança extrema.

Não houve bluff: Guti e Quaresma estavam mesmo lesionados

Afinal, não foi bluff. Nem Quaresma, nem o espanhol Guti conseguiram recuperar a tempo de defrontar a equipa de André Villas-Boas. Nos últimos dias a dúvida adensou-se e o treinador portista estava desconfiado que o internacional português poderia ser a surpresa na equipa de Schuster. Quaresma viu o jogo da bancada e no final aproveitou para dar dois dedos de conversa com os dirigentes e jogadores portistas. Prova de que o treinador do Besiktas sentiu muitos problemas para elaborar a convocatória foi o número de jogadores presentes no banco: quatro. No FC Porto, Fucile ficou na bancada.

Águia para presidente portista

As boas relações entre os dirigentes do Besiktas e do FC Porto foram ontem mais uma vez fortalecidas. A Direcção turca convidou Pinto da Costa e os restantes administradores que acompanharam a equipa para um almoço, que decorreu em ambiente descontraído. Tão descontraído que o presidente do Besiktas ofereceu uma águia, o símbolo do clube, a Pinto da Costa. Caricato, no mínimo. Quaresma, que é um ponto comum entre os dois emblemas, também foi tema de conversa. Claro.

Um jantar na Cisterna com os sponsors

O FC Porto convidou vários representantes dos principais sponsors do clube para um jantar que decorreu na Cisterna Submersa, anteontem à noite, muito perto da mesquita azul. Foi uma forma de agradecer o apoio ao clube e confraternizar num ambiente verdadeiramente deslumbrante. A Cisterna Submersa, construída no ano de 532 pelo Imperador Justiniano, era um imenso reservatório de água debaixo da terra. O tecto descansa em 336 colunas. Impecavelmente conservado, agora está aberto ao público e é uma das atracções de Istambul.

Operação-Leiria arranca hoje

Apesar da chegada prevista para a madrugada, o FC Porto começa hoje, a partir das 16 horas, a preparar o jogo com o Leiria, marcado para segunda-feira, à noite.

Q7 é rei em Istambul

Quaresma é um ídolo para os fervorosos adeptos do Besiktas. Tanto assim que quando os jogadores do FC Porto entraram para o aquecimento das bancadas ouviram-se cânticos com o nome do internacional português. Quaresma é conhecido em Istambul como Q7. Q de Quaresma e 7 da camisola. Pois claro.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: