terça-feira, 19 de outubro de 2010

Banhos de qualidade

portistas têm sido bem sucedidos em território turco
 
Basta recuar até ao início desta década para encontrar a primeira deslocação do FC Porto a território turco em competições da UEFA. A história começou a escrever-se com um empate, mas os últimos episódios fizeram-se com vitórias. O mito dos ambientes escaldantes tem sido arrefecido com banhos de qualidade.

Mas como todas as histórias têm um ponto de partida, a dos dragões na Turquia teve o seu início no terreno do Denizlispor. Depois de uma goleada (6-1) imposta nas Antas, os azuis e brancos defenderam o seu prestígio com uma igualdade (2-2) na casa do adversário. Estávamos na época 2002/03 e José Mourinho aproveitou para rodar alguns jogadores menos utilizados. O apuramento era mais do que garantido, mas o empate só foi conseguido graças a um desvio de calcanhar de Clayton. A caminhada dos azuis e brancos teve o seu final feliz em Sevilha, com a conquista da Taça UEFA.

A cimeira que se seguiu ocorreu apenas em 2007, já com Jesualdo Ferreira no comando técnico. A Liga dos Campeões juntava FC Porto e Besiktas no mesmo grupo e os dragões voltaram a superiorizar-se. Desta feita foi o talento da dupla Lucho González/Ricardo Quaresma que fez a diferença, silenciando os adeptos turcos no período de descontos, com um triunfo por 1-0. Ficava provado que os portistas não se deixavam intimidar por ambientes adversos, por mais fanáticos que pudessem ser.

Domínio

Contrariando uma tendência que se verificava no historial do FC Porto, a Champions de 2008/09 colocava novamente uma equipa turca no caminho dos azuis e brancos. Agora foi o Fenerbahçe, mas o desfecho foi idêntico ao do rival. Lisandro López assumiu protagonismo no ataque, apontando os 2 golos que valeram a vitória por 2-1.

Com o Besiktas a cruzar-se outra vez no percurso europeu do FC Porto, cabe a André Villas-Boas resolver o problema. A formação onde alinha Quaresma não atravessa um bom momento no campeonato, mas na Liga Europa divide com os azuis e brancos a liderança do Grupo L. Motivados pela vantagem confortável de que desfrutam internamente e com uma equipa a respirar confiança, os portistas assumem o duplo duelo com a ambição de vencer, primeiro na Turquia e depois em Portugal. Fechar o grupo na frente é uma prioridade para Villas-Boas. Aliciantes não faltam para o primeiro encontro.

in "record.pt"

Sem comentários: