terça-feira, 19 de outubro de 2010

Noite encantada: Walter, o hat-trick de «uma pessoa nova»

Avançado está a redescobrir-se na cidade do Porto


Não foi de coche, nem calçou chuteiras de cristal. Da fada-madrinha nem sinal também. Não, Walter não precisou de nada disso para ter a sua primeira noite encantada no Dragão. Ao brasileiro bastaram 90 minutos e três remates certeiros para encetar uma paixão assolapada no F.C. Porto.

Uma paixão pelo golo, repleta de promessas e juras de eternidade, muito para lá da meia-noite e das 12 badaladas. Walter roçou a perfeição e completou o primeiro hat-trick da carreira. Um golo de pé direito, outro de cabeça e mais outro de pé esquerdo. E agora, o que se segue neste conto do menino de Recife?

«Mais golos e oportunidades. O Walter precisava de uma noite assim, de ânimo e confiança», responde ao Maisfutebol o empresário Umberto Rimoli, representante do avançado. Vittorio Piffero, amigo e presidente do Internacional, ex-clube de Walter, vai mais longe. «Há muitos clube na Europa atentos a ele. O Walter vai ser grande. Ele está em busca da estabilidade emocional.»

Ora aí está. A tal estabilidade emocional que o protagonista deste texto raramente teve no Brasil. As línguas viperinas acusavam-no de ser um desequilibrado, outras que não tinha cabeça, havia mesmo quem jurasse ser este um caso de iliteracia.

«Posso garantir que o Walter é um menino bom, de boa índole. É um rapaz excelente. Nós temos estado a acompanhar a sua estada em Portugal e sinto que ele está feliz e equilibrado. Houve momentos negativos no passado dele, mas ainda vai muito a tempo de corrigir tudo», refere Umberto Rimoli.

«O Walter abandonou o caminho da perdição»

Diz quem sabe que Walter «é uma pessoa nova» desde que chegou ao Porto. A companhia da namorada e a distância das más companhias fazem milagres. «Não tem criado nenhum problema. Foram as próprias pessoas do Porto a passar-me essa indicação», sublinha o agente do atleta, no que é acompanhado pelo líder do Internacional de Porto Alegre.

«Ele abandonou o caminho dos perigos, da perdição, e encontrou a felicidade em Portugal», refere, certo de que os três golos ao Limianos são «apenas o começo de uma bela história».

Mas, e Falcao?

«O próprio Walter referiu que não se importa de ser suplente dele. O meu conselho é simples: treinar bem, ir à luta em cada jogo que participar e aproveitar ao máximo até ao Falcao ser vendido. Acredito que isso vai acontecer e que o Walter ganhará mais espaço.»

Um activo pesado à procura de valorização

Walter custou seis milhões de euros ao F.C. Porto (75% do passe) e esteve dez dias na Cidade Invicta antes de assinar contrato. As negociações foram duras e exigiram uma grande dose de paciência e maleabilidade por parte de todos os intervenientes. O F.C. Porto apostou em grande num atacante potente e móvel, autor de cinco golos pela selecção do Brasil no campeonato sul americano (em 2009) e de quatro com a camisola do Internacional na primeira metade de 2010.

Agora, é hora de responder à chamada do mundo real. Walter tem ainda muito a provar em Portugal, sem fórmulas mágicas, nem varinhas de condão.

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: