quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Belluschi renascido no meio-campo


As aparências não enganam: Belluschi é um jogador influente no meio-campo do F.C. Porto. Mais do que na época passada. E os números comprovam-no: dez jogos na condição de titular em 12 possíveis. A oficialização da renovação do jogador está para breve.

Fernando Belluschi é um jogador diferente. No consolado de Jesualdo Ferreira no F. C. Porto raramente exprimiu o seu futebol nos patamares que tem mostrado sob a orientação de André Villas-Boas. O médio argentino tem ganho um lugar de destaque no meio-campo, joga mais solto, produz um futebol alegre e sedutor e assume-se como uma das referências naturais da linha média, no triângulo constituído por João Moutinho e Fernando. E não é à toa que se tem assumido como um titular indiscutível na mecânica da equipa.

O futebolista já disse que, agora, goza de maior liberdade no campo e tem a confiança de um treinador que lhe tem sabido potenciar as melhores qualidades. “O técnico aposta muito nele e o Belluschi sente-se um jogador útil à equipa, sente-se um titular e isso é muito importante”, explica, ao JN, Alberto Meo, agente do futebolista, concordando que o novo estatuto no onze “aumenta-lhe os níveis de motivação” e isso reflecte-se no rendimento em campo. A par do sucesso desportivo, o jogador atravessa por um período de grande ânimo pessoal. Está prestes a ser pai, o que por si só também lhe aumenta os índices de confiança.

No início do próximo mês, Alberto Meo viaja para Portugal, onde irá conversar com a administração do F. C. Porto, podendo ser oficializada a renovação de contrato de Belluschi por mais uma temporada, ou seja, até 2014. Ainda há pouco tempo, o jogador tinha confessado que o dossiê estava “bem encaminhado” e a prorrogação do vínculo estaria para breve, até porque “estava definido que, depois de um certo número de jogos, ia renovar”, como adiantou o médio argentino numa recente visita ao Dragon Force.

Sem posição fixa

As diferenças de rendimento em relação à época passada são evidentes Em 2009/10, quando chegou ao F. C. Porto proveniente do Olympiacos, Fernando Belluschi somou oito jogos como titular em 12 possíveis e não marcou qualquer golo. Hoje, já contabiliza dois remates certeiros e goza de uma influência e de uma importância na equipa muito mais evidente, ao ponto de ter relegado Rúben Micael para o banco de suplentes.

“É um jogador que está a fazer um início de época excelente. É uma pedra que faz muito bem as funções destinadas pelo treinador e mostra grande confiança”, começa por explicar António Sousa, médio referência na equipa portista da década de 80 do século passado, que sublinha o papel do treinador na nova faceta do argentino: “O Belluschi tem jogado como médio interior e médio direito. Gozam de maior liberdade no raio de acção e não joga em posições tão fixas. Isso é vantajoso porque não fica hipotecado a uma só função e reflecte-se na qualidade de jogo”.

in "jn.pt"

Sem comentários: