quinta-feira, 7 de outubro de 2010

FUCILE É O RECORDISTA DE EXPULSÕES DO PLANTEL

É um caso sem paralelo no plantel do FC Porto. Jorge Fucile viu em Guimarães o 4.º cartão vermelho desde março de 2008, sendo o único jogador portista a repetir uma punição deste calibre. No mesmo período, todo o restante grupo só somou 5 expulsões, ainda assim repartidas por Mariano, Lucho,Hulk, Fernando e Bruno Alves.

Tudo isto torna ainda mais estranho o descontrolo emocional do uruguaio que, em Guimarães, deixou a equipa em desvantagem numérica devido a um lance sem transcendência em que carregou Faouzi sem ter em conta que a igualdade no marcador exigia maior contenção e profissionalismo. Isto para não agravar o grau de dificuldade de uma partida, já de si, complicada.

Note-se que estamos a falar de um futebolista de 25 anos, rodado em competições de alto nível, tanto de clubes como de seleções, tendo marcado presença no Mundial. Não menos curioso é que a primeira mancha vermelha no cadastro disciplinar de Fucile tenha sido deixada pelo inglês Howard Webb, que dirigiu o Espanha-Holanda da final do certame da África do Sul. Foi na receção ao Schalke 04, dos oitavos-de-final da Champions, com o sul-americano a deixar o FC Porto em inferioridade numérica com o marcador encalhado no nulo, tendo valido o esforço de Lisandro para provocar o prolongamento. A eliminação chegaria nos penáltis.

A nível interno, Duarte Gomes aplicou um segundo amarelo ao lateral no Restelo, com Olegário Benquerença a mandá-lo mais cedo para os balneários no escaldante duelo contra o Benfica, de maio passado. Um ciclo que Carlos Xistra encerrou na 7.ª jornada da Liga, o primeiro jogo com pontos perdidos após 21 vitórias.

Pressão

Os psicólogos que acompanham o plantel poderão ter uma noção mais precisa do que se passa, mas a pressão provocada pela titularidade de Sapunaru não está a ser benéfica para Fucile. O uruguaio, recorde-se, andou desde o final da época a apregoar a sua disponibilidade para uma transferência, mas os rumores, com o Schalke de Magath à cabeça, nunca deram em entrada de uma proposta concreta na SAD. Este Fucile, o que causa danos, deve refletir.

in "record.pt"

Sem comentários: