sábado, 16 de outubro de 2010

Quase nove milhões em caixa

O FC Porto informou ontem, através de um comunicado enviado à CMVM, a alienação, em regime de associação económica, de parte dos passes de João Moutinho, James Rodríguez e Walter, três dos principais reforços para esta temporada, por um valor total de 8,8 milhões de euros. Detalhando o negócio, a SAD vendeu 37,5% dos direitos desportivos de Moutinho por 4,125 milhões de euros à empresa Mamers B.V.; 35% dos direitos desportivos de James por 2,550 milhões de euros à Gol Football Luxembourg; e 25% dos direitos desportivos de Walter por 2,125 milhões de euros à Pearl Design Holding Ltd. Feitas as contas com base nos negócios realizados pela SAD do FC Porto no último Verão, Walter foi o único a ser negociado por um valor superior ao da compra, tendo valorizado a mesma parcela (25%) em 125 mil euros.

Estas associações económicas, como refere o comunicado, permitem o financiamento da SAD, que, recorde-se, realizou um forte investimento no arranque desta temporada. Ou seja, não são vendas, porque o FC Porto continua com a capacidade decisória relativamente ao futuro dos jogadores, mas apenas uma demonstração da capacidade para a SAD atrair novos parceiros, com o objectivo de contratar jogadores de qualidade e manter equipas competitivas. Apesar de manter a tal capacidade decisória, como contrapartida do investimento efectuado pelas empresas em causa, o FC Porto fica obrigado, a partir de um determinado valor oferecido por um suposto interessado, a vender o jogador ou, em alternativa, a recomprar a parte agora cedida às três empresas, apesar de os contratos ontem anunciados serem todos diferentes, com especificidades próprias e desconhecidas.

Para além desta ideia, há mais duas inerentes ao negócio: a SAD formalizou as alienações com estas associações depois de, numa primeira fase, ter demonstrado capacidade para negociar através do prestígio adquirido ao longo dos últimos anos; numa segunda fase, seleccionou e escolheu os parceiros considerados ideais para cada um dos negócios.

Após uma simples pesquisa na internet, não é encontrada praticamente nenhuma referência às empresas em questão, com excepção da Pearl Design Holding Ltd., que adquiriu parte do passe do brasileiro Walter. Relativamente a esta, percebe-se apenas que está sediada em Bristol, em Inglaterra.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: