segunda-feira, 8 de novembro de 2010

André Villas-Boas : "É preciso continuar em estado de alerta"


André Villas-Boas festejou efusivamente a "vitória saborosa", mas ainda não confia na distância de dez pontos em relação ao Benfica. Para o técnico do FC Porto "não faz sentido quando se diz que este resultado, à 10ª jornada, é decisivo". "Só posso dizer que vivi uma experiência no Chelsea com José Mourinho e estávamos com 12 pontos sobre o Manchester e, mesmo assim, sentimos a pressão do nosso directo adversário". Por essa razão, André Villas-Boas salientou que é "preciso continuar em alerta", o que não invalida o "sentimento especial" pelo desfecho do jogo de ontem, mais, explica, "pelo facto de um resultado por 5-0 não acontecer todos os dias". Num jogo destes, comentou o técnico "acabou por ser o talento dos jogadores a resolver as situações. O momento definitivo foi a organização defensiva que bloqueou o Benfica".

Se para Jorge Jesus foi a noite incrível de Hulk que desequilibrou, André Villas-Boas não destacou ninguém num colectivo "em que todos conseguem ter preponderância e impacto". "Só um colectivo", acrescenta, "muito forte e uma equipa que consegue interpretar as linhas gerais do futebol que se pretende, e tem a qualidade e poder de decisão de praticar um bom futebol".

O FC Porto "está numa posição confortável", mas Villas-Boas avisa que "há muitos jogos pela frente, sendo importante manter a lucidez e continuar a trabalhar". "O nosso objectivo ainda não foi alcançado". Talvez por isso tenha transferido a resposta sobre se o FC Porto é mais favorito após esta vitória para Jorge Jesus. "Faça essa pergunta ao treinador do Benfica e, a partir da resposta dele, terá a minha. Essa reposta tem de ser dada pelos adversários, eles têm de acreditar que isso é possível. Tenho de dar valor aos jogadores que souberam interpretar o jogo que queríamos, tiveram a lucidez e qualidade para ultrapassar o Benfica. Com posse de bola e circulação criámos muitas oportunidades."

Na segunda parte houve uma mudança. "Conseguimos manter a bola mais connosco e o Benfica foi praticamente zero", comentou Villas-Boas, considerando que a exibição de ontem "foi a continuação do grito de revolta em relação ao que aconteceu no ano passado".

A propósito da aposta de Jorge Jesus em David Luiz: "Se calhar apostou-se demais num duelo e acreditou-se que esse duelo e poderia resolver todos os outros problemas, mas este jogo, como ficou provado, não é um jogo de duelos individuais."

Quanto às projecções mais pessimistas, após as dificuldades em Coimbra e frente ao Besiktas, André Villas-Boas foi categórico. "Não vamos embarcar nesse tipo de mensagens enganosas e estaremos em alerta contra tudo e contra todos", concluiu.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: