segunda-feira, 8 de novembro de 2010

O FC Porto um a um

A Estrela: Hulk (9)

Afinal este Benfica é bem mais fácil de amassar

Uma noite perfeita do brasileiro deixou os adeptos deliciados e em êxtase. Na verdade, o próprio Hulk ficou em êxtase quando marcou o primeiro golo ao Benfica em três épocas, o quarto da equipa, na conversão de um penálti que ganhou a Coentrão. Pouco depois chegou o momento sublime, com uma arrancada, uma finta e uma bomba que Roberto não evitou. Dois golos que chegariam para muitos elogios, só que Hulk fez ainda mais. Foi o grande causador de perigo para a defesa encarnada e uma dor de cabeça para David Luiz. Ultrapassou o compatriota aos 12' e ofereceu o primeiro golo a Varela. Ao contrário do que se verificava no início, o brasileiro sabe agora jogar para a equipa e decidir quando deve arriscar. E quando arrisca, falha menos vezes.

Helton 7

Terminar um clássico sem golos sofridos é digno de registo, mais ainda quando se demonstra segurança. Na primeira parte, foi quase um espectador, mas, na segunda, esteve sujeito a algumas situações complicadas. Fez uma grande defesa após um remate de David Luiz, depois parou outro remate de Carlos Martins e ainda tirou a bola da cabeça de Kardec, num canto.

Sapunaru 7

Grande exibição do romeno. Com Coentrão pela frente durante a primeira parte, não lhe deu espaço e evidenciou-se pelo número elevado de cortes. E esteve melhor ainda quando fez um grande passe para Belluschi no lance do terceiro golo. Frente a Gaitán, na segunda parte, continuou com a mesma rotação: cortes atrás de cortes, inteligência de jogo e passes seguros.

Rolando 7

Foi um dos grandes responsáveis por ter deixado seco o ataque encarnado. A jogar à zona, foi afastando o perigo tantas vezes que ganhou confiança ao simular um corte a Kardec e deixar passar a bola para trás. Classe.

Maicon 7

Tal como Rolando, foi um senhor na área portista. Optou sempre bem quando tinha que aliviar a bola ou fazer cortes mais técnicos. Num desses, ficou na memória uma "maldade" sobre Maxi Pereira em situação apertada.

Álvaro Pereira 7

O uruguaio não sabe jogar mal. Se a aplicação e entrega costuma ser igual em todos os jogos, ontem esteve muito atento a Salvio e não lhe deu hipóteses de brilhar. E atacou muito, desequilibrando o sector direito encarnado, pouco se importando com o cartão amarelo que viu.

Guarín 8

Ontem, foi a noite de redenção do colombiano como trinco. Acertou os primeiros passes, ouviu palmas, ganhou confiança e partiu para uma grande exibição. Foi um autêntico muro para Aimar e companhia, não inventando quando a situação era de aperto. Recuperou bolas, lançou o jogo para a frente, tentou o golo num cabeceamento ao lado e ainda "expulsou" Luisão, fruto precisamente da pressão que fez sobre os adversários que lhe apareciam à frente.

Belluschi 8

Jogar bem com o Benfica não é propriamente uma novidade. Realizou uma primeira parte de sonho e esteve simplesmente em todos os golos desse período. Foi dele o passe para Hulk no primeiro e depois assistiu Falcao no segundo após fintar David Luiz, fazendo o mesmo a Sidnei no terceiro golo antes de colocar novamente a bola no colombiano. Só lhe faltou mesmo o golo e tentou-o em dois remates que Roberto defendeu. O argentino foi um 'mouro' de trabalho no meio-campo, recuperando bolas e colocando-as depois nos homens da frente.

João Moutinho 8

Exibição imaculada do oito portista. Mestre na ocupação dos espaços, pressionou o adversário muito à frente e não lhe deu tempo para pensar. Resultado: recuperou bolas e depois serviu o ataque com classe, virando o jogo de flanco quando foi preciso e aparecendo em várias zonas do relvado. Que pulmão! Aos 73', tentou, mais uma vez, o primeiro golo com a camisola portista, mas Roberto defendeu.

Varela 8

Mais uma noite de glória com o Benfica. Depois de uma grande exibição na Supertaça, com uma assistência para Falcao, ontem abriu caminho à goleada após um passe de Hulk. Viu bem Falcao a arrastar os centrais e apareceu na zona vazia para bater Roberto sem dificuldade. Foi o sexto golo no campeonato e foi também uma dor de cabeça para Maxi. Poucas bolas perdeu e conseguiu cruzamentos e muitos ataques pelo lado esquerdo.

Falcao 8

Na Supertaça tinha-se estreado a marcar ao Benfica e ontem dobrou a dose. Dois golos diferentes que definem bem as qualidades do colombiano. No primeiro fez uma acrobacia. Elevou-se no ar, rodou o corpo e meteu a bola na baliza com o calcanhar, após um cruzamento de Belluschi. Três minutos depois, recebeu mais um passe de morte de Belluschi e bateu Roberto com o pé direito. Mas Falcao também sabe jogar sem bola, como no primeiro golo, ao arrastar os defesas e abrir caminho para Varela. O ponta-de-lança massacrou os defesas, moeu-lhes a paciência e ganhou bolas até no meio-campo.

Rúben Micael 5

O médio foi o primeiro a entrar, substituindo Belluschi, e a equipa não perdeu clarividência. Tentou mostrar serviço em pouco tempo e ainda participou em várias jogadas de envolvimento, sem esquecer o trabalho defensivo.

James Rodríguez 5

Poucos minutos em campo que deram, ainda assim, para mostrar técnica apurada.

Walter -

A entrada do brasileiro foi mesmo para queimar tempo e proporcionar uma ovação a Guarín.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: