terça-feira, 2 de novembro de 2010

F. C. Porto corre contra o tempo

Os jogos europeus disputados esta semana podem ter reflexos no clássico entre o F. C. Porto e o Benfica, no domingo, o grande embate da 10.ª jornada da Liga.

Os encarnados recebem, esta noite, o Lyon e jogam uma cartada decisiva na Liga dos Campeões, enquanto os dragões defrontam o Besiktas, depois de amanhã, na Liga Europa. Daqui resulta uma conclusão: os portistas terão menos 48 horas de recuperação para o desafio do que o adversário e podem estar em desvantagem do ponto de vista fisiológico.

Por isso, não é descurar que o treinador André Villas-Boas venha a fazer uma gestão criteriosa do grupo, poupando alguns jogadores diante do Besiktas. "Ter menos 48 horas é significativo. Do ponto de vista fisiológico, o F. C. Porto pode estar em desvantagem, mas isso não quer dizer que esteja em desvantagem no campo", explica José Soares, especialista em fisiologia de treino. "Em situações de fadiga, há um stresse mecânico que induz micro lesões e que dificulta a recuperação do combustível para os músculos actuarem no máximo das suas capacidades".

Por outro lado, o F. C. Porto também estará mais fatigado, porque disputou um jogo intenso diante da Académica, onde a chuva condicionou o terreno e motivou um esforço suplementar dos atletas. "Foi um jogo agressivo do ponto de vista muscular e que demora tempo a recuperar". Portanto, também poderá ter reflexos para o encontro com o Besiktas, a contar para a Liga Europa.

Cargas continuam a ser intensas

Quando se tem menos tempo de recuperação, é normal ter determinados procedimentos específicos para a minorar os estragos físicos. "As cargas continuam a ser de grande intensidade, mas de maior recuperação entre elas, ou seja, o tempo entre os exercícios deve ser mais prolongado", explica José Neto, metodólogo de treino e especialista em psicologia desportiva. "A alimentação também deve ser rica em hidratos de carbono e em glúcidos. Os banhos de imersão ajudam, aumentam a hemoglobina e isso corresponde a uma maior regeneração dos tecidos musculares", adianta.

A vantagem psicológica

No entanto, José Neto discorda que o F. C. Porto possa estar em desvantagem por ter menos tempo de recuperação do que o Benfica. E por um motivo muito simples: "Quando a expectativa vencedora é tão clara, consegue-se recuperar mais rapidamente do que uma equipa cujos resultados não estão de acordo com o seu grau de exigência". No aspecto psicológico, a dinâmica vitoriosa dos dragões pode ajudar na recuperação física.

in "jn.pt"

Sem comentários: