sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Liga Europa: Sporting e F.C. Porto com sorteio «protegido»

Benfica e Sp. Braga podem fazer-lhes companhia

Confirmado o apuramento de Sporting e F.C. Porto como vencedores dos grupos, Portugal terá pelos menos dois cabeças-de-série no sorteio da Liga Europa. Um estatuto que lhes permitirá ter pela frente um dos segundos classificados desta fase ou um dos quatro piores terceiros provenientes da Liga dos Campeões. Para já, ficam fora de hipóteses encontros com Liverpool, Bayer Leverkusen, CSKA Moscovo, Estugarda e Zenit S. Petersburgo, que já têm garantida a vitória no seu grupo.

Mas há boas possibilidades de serem quatro os representantes portugueses com esse estatuto, já que Sp. Braga e Benfica se perfilam nesta altura entre os melhores terceiros da Liga dos Campeões.

O Sp. Braga ainda sonha com o apuramento na Champions, mas as possibilidades são remotas: implicam uma goleada ao Shakhtar, na Ucrânia ou, em alternativa, fazer mais pontos do que o Arsenal, em casa com o Partizan. Sendo o terceiro lugar o destino mais provável para os minhotos, estes partem para a última jornada com nove pontos, o melhor registo nos grupos. Há quatro equipas com seis pontos, entre elas o Benfica. Por isso, um empate em Donetsk garante, desde logo, que o Sp. Braga será o melhor terceiro da Liga dos Campeões, sendo cabeça-de-série no sorteio.
Já o Benfica tem de vencer o Schalke na última jornada para ficar em terceiro, e com isso passaria a somar também nove pontos. Nesse caso, ficaria à frente do Twente (grupo A), Rangers (C) e Ajax ou Auxerre (G), bastando depois que num dos grupos D, E ou F, o terceiro classificado não vença o seu último jogo.

Cabeças-de-série já confirmados para o sorteio:

Sporting
F.C. Porto
Liverpool
CSKA Moscovo
Estugarda
Zenit S. Petersburgo
Bayer Leverkusen

Recorde as normas para o sorteio dos 16 avos da Liga Europa:

a) Equipas do mesmo país não podem defrontar-se
b) Os 12 vencedores de grupo e os quatro melhores terceiros classificados da Liga dos Campeões são cabeças-de-série, defrontando os 12 segundos classificados da Liga Europa e os quatro piores terceiros da Liga dos Campeões
c) Equipas que se tenham defrontado na fase de grupos não voltam a cruzar-se
d) Os cabeças-de-série jogam a segunda mão em casa.

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: