sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Otamendi: "Golos deram-me confiança"

não foi bem chegar, ver e vencer. Para Otamendi, foi mais chegar, ver, esperar, ter muita paciência e, depois sim, vencer. À falta de outras, sobra a mais improvável das garantias que um defesa pode oferecer: os golos marcados.

Em 12 jogos, e nem todos completos, Otamendi já marcou três, média que não envergonharia muitos pontas-de-lança. E, diga-se, média que também a ele, que só tinha marcado uma vez pelo Vélez Sarsfield, surpreende. "Não é essa a minha função", disse a O JOGO, num rescaldo aos primeiros meses da aventura portuguesa feito na Argentina, onde passa as férias de Natal e onde essa inesperada veia goleadora acabou por ter eco, sem dispensar as exclamações. "Tive a oportunidade de os marcar, e essa é a sensação mais bonita do futebol", garante, mesmo para ele, que supostamente deveria vibrar com cortes de carrinho e outros predicados associados a um bom defesa. "Desfrutei muito", conta, embalando numa recordação pormenorizada daquilo que os adeptos portistas já sabem de cor: a estreia no Dragão foi de sonho. Ao fim de nove jogos oficiais do FC Porto, André Villas-Boas chamou-o à titularidade, desfazendo a dupla Rolando-Maicon. Esse jogo, com o Olhanense, ficou-lhe gravado na mente por motivos óbvios. "Desfrutei muito com os três golos, mas sobretudo com o da estreia. Foi importante marcar, porque os golos deram-me confiança."

O mais recente que marcou, em Paços de Ferreira, ajudou a conservar a distância de oito pontos para o Benfica. "Nem eu nem o FC Porto nos preocupamos com os outros. Se o Benfica for perdendo pontos, tanto melhor. Mas realmente importante é continuar a ganhar os jogos para manter a vantagem. O objectivo é sermos campeões e até agora pudemos marcar uma diferença na classificação." Dito isto, e sem perder o fôlego, o central garantiu que o grupo está imune à tentação dos facilitismos. "Não podemos relaxar. Pelo contrário; temos de manter a mesma atitude, ou até melhorar, para conseguirmos alcançar o que desejamos."

Por tudo isto, o balanço da experiência não poderia ser mais positivo. "Felizmente integrei-me com facilidade, e isso aconteceu porque o grupo é muito bom e contei com a ajuda de muitos sul-americanos. Mas, no geral, todos me ajudaram e fizeram com que me sentisse confortável. O balanço destes primeiros meses no Porto é muito bom para mim, mas também para a equipa." E agora falta-lhe o quê? Em jeito de pedido para 2011, Otamendi traça metas simples. "Tento dar tudo o que sei em cada jogo para ganhar um lugar o mais rapidamente possível. As coisas têm-me corrido bem..."

A conclusão parece incontestável, e é bem provável que, no arranque do novo ano, seja outro central obrigado a ter a paciência de esperar pela vez. A de Otamendi chegou e ele tratou de a agarrar - com pés, mãos e até com a cabeça, com a qual fez o último golo, em Paços de Ferreira, bem como o primeiro da sua carreira. Um estímulo extra, em jeito de presente antecipado, para um central que não faz da altura o principal argumento.

A selecção argentina continua a ser um desejo assumido

Otamendi foi uma das apostas de Maradona para o Mundial da África do Sul, onde, no meio da alegria por jogar a mais importante das competições a que uma selecção pode aspirar, não evitou alguns amargos de boca, à conta da disponibilidade para tapar um lugar que nem era o seu. Otamendi jogou no lado direito da defesa e sofreu algumas críticas no rescaldo da goleada com a Alemanha que afastou os argentinos da competição - e que afastou também Maradona do comando técnico da equipa. Sergio Batista, até então adjunto, assumiu o comando da Argentina e, nas primeiras escolhas, deixou o agora portista de fora. Na última convocatória, no entanto, ainda que por indisponibilidade das primeiras opções (Samuel e Milito), Otamendi voltou às escolhas. "Quero estar sempre na selecção, e também é por isso que procuro fazer o melhor no FC Porto para ter a oportunidade de ser chamado pelo seleccionador." Para já, depois do particular com o Brasil ficou a certeza de que o seu nome consta dos planos de Sergio Batista, que até já passou por Portugal recentemente.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: