sexta-feira, 11 de março de 2011

A análise de JVP - CSKA - FC Porto


Tanto FC Porto como Benfica não se podem queixar da sorte nos jogos de ontem, principalmente nas primeiras partes. Ambos foram felizes e conseguiram vitórias importantes, embora o resultado dos portistas seja mais tranquilizador para a segunda mão. Os benfiquistas vão contar com o apoio dos portugueses, mas para seguirem em frente vão ter de ser capazes de sofrer e de marcar um golo. É claro que podem fazê-lo


1 Entrar em desvantagem

Resultado do FC Porto foi bem melhor do que a exibição, principalmente na primeira parte. A equipa teve grande dificuldade de adaptação ao piso sintético, o que tornou a equipa mais lenta com bola e a fez errar muitos passes em zonas perigosas, que provocaram dores de cabeça à defesa. A par disso, havia a pressão exercida pelo CSKA, uma equipa mais agressiva sobre a bola, mais veloz e que criou uma mão-cheia de lances de perigo. Esta equipa russa, sempre que joga em casa tem uma vantagem clara sobre os adversários.


2 Jogar em sintético é horrível

Jogar em piso sintético é horrível para os jogadores de alta competição, que estão habituados aos relvados naturais. As poucas vezes que joguei em sintético não só foram jogos maus como tive colegas lesionados. Tudo é diferente. A bola prende, salta mais, no drible não anda, tropeça-se nela, a sensibilidade ao toque é completamente diferente e a precisão de passe não existe.
Para além dos problemas inerentes ao campo, o FC Porto sofreu porque pôs-se a jeito. Não conseguia sair com a jogar e era, estranhamente, pouco agressivo sobre a bola. Ao ficar sem a bola, a equipa portuguesa ficava imediatamente em desvantagem, porque não conseguia reagir com a mesma rapidez do CSKA, tendo valido a grande exibição de Helton para evitar desgostos.


3 Helton e o golo de Guarín

Helton foi, para mim, o melhor em campo. Pelas grandes defesas que fez, e foram várias, acabou por tornar possível a vitória do FC Porto, que ficou desenhada mal Guarín conseguiu marcar.
Desde o início da segunda parte que o FC Porto estava a defender melhor, não se desorganizando, sendo mais determinado nas bolas dividas e passando a chegar com perigo perto da área do adversário. Com o golo, a equipa serenou mais o seu jogo, ficou claramente mais confortável na partida e controlou completamente os acontecimentos, não permitindo mais lances de perigo junto da sua baliza.


4 CSKA rende-se

Depois de sofrer o golo, o CSKA tornou-se impotente para reagir. Nunca mais se endireitou, de tal modo que a dada altura do jogo até parecia ter desistido.
Embora não tenha sido um jogo fácil, a vitória praticamente coloca o FC Porto na próxima eliminatória, porque o CSKA não vai conseguir fazer no Dragão o que fez em casa. Por exemplo, se quiser tentar reverter o resultado não pode ter dois jogadores em cima de Hulk, como aconteceu ontem.
Muito boa, na minha perspectiva, a aposta em Guarín para este jogo. Acredito que a opção foi ditada pelo terreno, porque há mais contacto físico e ele é mais forte do que Belluschi. Além disso, é um jogador com qualidade, que dá garantias: e o acerto da aposta foi tal que fez o golo.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: