sexta-feira, 11 de março de 2011

O FC Porto um a um

A ESTRELA: Guarín 8

André Villas-Boas acertou em cheio: apostou em Guarín e o colombiano resolveu um jogo complicado. Mais uma vez, o médio demonstrou ser um jogador especial e com características ainda mais especiais, que encaixam na perfeição em determinados jogos. Foi o caso de ontem. A exibição de Guarín não foi perfeita, mas o sul-americano revelou-se fundamental na forma como arrastou a equipa para a frente. Perdeu algumas bolas, é verdade, mas recuperou muitas mais, sempre naquele estilo de um todo-terreno preparado para as maiores adversidades. Depois, sobra o golo. Um grande golo. Afinal, não há melhor fórmula do que aquela que junta a arte à capacidade de trabalho.

Helton 7
A vitória do FC Porto começou nas mãos do capitão, que sempre que foi chamado a intervir, fê-lo com a qualidade e muita segurança. Logo no primeiro minuto, evitou o golo de Doumbia, numa imagem que se repetiria 23 minutos depois, desta vez com Vágner Love. Ou seja, quando foi preciso, ele esteve lá. Como quase sempre.

Sapunaru 6
Dzagoev, o adversário directo, procurou muitas vezes a zona central e isso facilitou-lhe a missão. No entanto, ofereceu segurança à defesa, demonstrando, uma vez mais, utilidade na forma como se juntou aos centrais nos momentos de maior aperto. No ataque, esteve perto do golo por duas vezes.

Rolando 7
Começou por ter problemas com bolas lançadas para as costas da defesa, mas rapidamente encontrou a melhor forma de resolver o assunto. Fez uma exibição em crescendo e acabou por se transformar num dos principais responsáveis pela vitória.

Otamendi 8
Grande exibição, certamente uma das melhores com a camisola do FC Porto. Apesar da qualidade do ataque central do CSKA, esteve sempre muito concentrado e agressivo, mesmo quando a equipa parecia atravessar dificuldades. Na memória ficaram dois grandes cortes, quase consecutivos, sobre Doumbia (29') e Mamaev (30').

Fucile 6
André Villas-Boas tinha avisado, na véspera, para a qualidade de Honda, e a verdade é que o japonês criou muitos problemas ao lateral uruguaio, que nunca conseguiu encontrar o antídoto para a finta curta do seu adversário directo durante a primeira parte. Na segunda, foi mais agressivo e retirou Honda do jogo.

Fernando 6
Foi importante para o equilíbrio da equipa, até porque o CSKA atacou sempre com muitos jogadores e, preferencialmente, pela zona central. Não realizou uma exibição exuberante, mas fez o suficiente para sair de Moscovo com nota positiva.

João Moutinho 5
Conseguiu esconder algumas fragilidades físicas que apresentou no jogo de ontem através da inteligência e de uma cultura táctica acima da média. Esteve bem a subtrair espaços aos adversários, mas faltou-lhe capacidade física para jogar com maior intensidade durante mais tempo.

Hulk 6
Entrou bem no jogo e até desenhou a primeira jogada de perigo do FC Porto, com um cruzamento atrasado para Falcao (5'). Depois, foi procurando desestabilizar a defesa do CSKA, mas a verdade é que parece ter ficado condicionado pela lesão que sofreu no tornozelo esquerdo, a meio da primeira parte. Acabou substituído quando o FC Porto já ganhava.

James 4
Foi a outra surpresa - ainda que menor do que Guarín - reservada por André Villas-Boas para esta partida, mas esteve longe de repetir a boa exibição realizada frente ao Guimarães. Foi acumulando alguns passes disparatados durante a partida e sentiu sempre muitas dificuldades para criar desequilíbrios no último terço do terreno. Bem substituído (57').

Falcao 5
Noite difícil para o colombiano, que esteve sempre muito sozinho na área, embora isso nunca lhe tenha retirado a capacidade para se sacrificar em prol da equipa. Nos registos, há apenas um remate com perigo, logo no arranque do jogo (5').

Varela 6
Entrou muito bem no encontro e ofereceu-lhe aquilo que James nunca tinha conseguido: capacidade de penetração. Aliás, um minuto depois de ter entrado já estava a cruzar para a cabeça de Falcao.

Rodríguez 5
Tentou esticar o jogo e obrigou os russos a correrem atrás dele.

Souza 5
Não era fácil entrar para o lugar do melhor jogador em campo (Guarín), mas o brasileiro fez esquecer a lesão do colombiano com uma entrada tranquila no jogo.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: