sexta-feira, 25 de março de 2011

"Iturbe? Pode ser outro Messi"

O sul-americano sub-20 que decorreu no Peru e as exibições de Iturbe ao serviço da selecção argentina marcaram definitivamente os espíritos dos responsáveis do futebol das Pampas. Sérgio Batista, seleccionador da Argentina, respondeu àquela que é já uma questão recorrente no país, tantas são as expectativas que giram em torno do novo prodígio que o FC Porto contratou recentemente. De tal forma que o nome do jogador de apenas 17 anos acaba envolvido em tudo quanto toca o futebol. Batista até alertou para os excessos que se podem cometer ao estar sempre a insistir na mesma tecla. "Iturbe é um projecto de jogador sem pressão, há que deixá-lo tranquilo", sublinhou. A questão prende-se com a inevitabilidade da pressão dos média e às constantes comparações com Messi, mas, sobretudo, aos efeitos que isso pode ter. "É um jogador que amanhã pode ser outro Messi, mas isso não é fácil. Digo isso, porque estão sempre a compará-lo com ele, mas o Iturbe tem as suas características próprias", explicou.

Sérgio Batista não tem dúvidas que o reforço do FC Porto contratado em Janeiro seguirá nas pegadas dos grandes jogadores, as qualidades de Iturbe são inegáveis aos olhos de tudo quanto é especialista na matéria. "Sim, ele vai a caminho de se tornar um grande jogador", frisou. Aliás, aproveitando o facto de a Argentina disputar dois jogos particulares contra os Estados Unidos (sábado) e a Costa Rica (terça-feira), os planos até estiveram pensados para chamar alguns jogadores dos sub-20 - Iturbe inclusive, como é óbvio - para os ambientar à selecção A, mas à última hora Batista preferiu adiar esse projecto para mais tarde, de modo a não colocar muita pressão. "Antes destes dois compromissos ainda me passou pela cabeça integrar alguns jogadores da selecção sub-20 para que pudessem perceber como funciona o ambiente na selecção principal, mas acabei por deixar isso para mais tarde", explicou.

Carlos Bilardo

"Pode actuar como 9, ou mais atrás, a armar jogo"

O tempo precisa de fazer o seu trabalho com Iturbe, quem o diz nas entrelinhas é Carlos Bilardo que, apesar de ver no novo prodígio um jogador muito promissor, acredita que é preciso deixá-lo crescer. "Joga bem, é jovem. Há que colocá-lo mais ao centro, numa posição não tão fechada e deixá-lo fazer-se. Pode actuar como 9, ou mais atrás, a armar jogo", comentou. O actual director das selecções argentinas tem mesmo uma opinião diferente da maioria, quando se trata de jovens: "Torna-se difícil trabalhar com a formação. Acho que os de 17 anos não devem treinar com os mais velhos. É como um jornalista não começa pelo Boca ou o River."

in "ojogo.pt"

Sem comentários: