sexta-feira, 25 de março de 2011

James: "Aprende-se muito com Villas-Boas"

Integrado na selecção de sub-20 da Colômbia, James Rodríguez não esquece a importância que André Villas-Boas está a ter na sua afirmação no futebol português. "Conquistei a confiança do míster Villas-Boas com muito trabalho, dando sempre o meu melhor. Ele é jovem, mas experiente. Trabalhou com Mourinho, portanto aprende-se muito com ele", revelou o extremo à Imprensa colombiana numa espécie de balanço da temporada.

Os compatriotas Guarín e Falcao também não foram esquecidos. "Sem o apoio deles, não me teria adaptado tão rapidamente ao FC Porto e à vida na Europa, que é muito diferente. Estou a passar um bom momento."

A um pequeno passo da conquista do título, vencer a Liga Europa é um objectivo cada vez mais assumido no balneário portista. Para James, vencer tudo na primeira época no futebol europeu seria algo fantástico. "O FC Porto é um clube grande, e a meta passa por lutar por todos os troféus. Na Liga, estamos sólidos na frente. Na Liga Europa, estamos nos quartos-de-final, e o sonho é que o clube volte a vencer um título dessa envergadura", explicou. Há nove meses em Portugal, o extremo falou ainda da cultura de vitória que se vive no FC Porto. "O nível excelente em que estamos permite-nos sonhar. Estamos sempre a pensar em ganhar tudo. O FC Porto é um clube que gosta de ganhar e, se vencermos tudo, será muito importante", afirmou. Sobre o interesse de outros clubes, o extremo nem quer ouvir falar. "Estou feliz no FC Porto. O meu desejo é continuar a crescer num clube tão grande como este."

Quem pára o miúdo?

Contratado aos argentinos do Banfield por 5,1 milhões de euros ( 70 por cento do passe), James não demorou muito a dar nas vistas; foi logo na pré-época. No entanto, vieram as provas oficiais e o colombiano foi ficando entre o banco e a bancada. André Villas-Boas chegou a ser questionado sobre a ausência do extremo, de 19 anos, e foi respondendo que ele estava em processo de crescimento e de adaptação ao futebol europeu, mais rápido do que qualquer outro. Pois bem, depois da estreia em Outubro, apenas com alguns minutos, James agarrou o lugar no onze em Dezembro devido a uma lesão de Varela. A partir daí foi uma presença assídua nas convocatórias e na equipa titular, dividindo os minutos de jogo com Varela e deixando para trás o uruguaio Rodríguez. Pelo meio, em Janeiro, o FC Porto pediu-lhe que não fosse ao Sul-Americano de sub-20. "Devo muito ao clube, que confiou em mim e permitiu que eu realizasse o sonho de jogar na Europa. Por isso entendi a decisão, embora não tenha sido fácil", disse James.


3

Golos marcados por James Rodríguez com a camisola do FC Porto. O primeiro foi ao CSKA de Sófia, em Dezembro, a contar para a Liga Europa. O Marítimo foi a vítima seguinte, já em Janeiro, e o mês não acabou sem outro festejo do colombiano, desta vez obtido perante o Nacional. James já marcou presença em todas as provas.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: