terça-feira, 1 de março de 2011

Villas-Boas procura bater recorde de Pedroto

A cada jogo que passa o exercício torna-se mais difícil. Alguém se lembra quem foi a última equipa a marcar um golo ao FC Porto no campeonato? Resposta: a Naval 1º de Maio, por intermédio de Gomis na marcação de uma grande penalidade na parte final do jogo, no dia 16 de Janeiro, que não evitou, aliás, a derrota. De lá para cá a equipa de André Villas-Boas venceu cinco jogos sem sofrer qualquer golo.

O percurso alicerça números ainda mais importantes. Nesta altura, decorridas 21 jornadas do campeonato, o FC Porto apresenta a terceira defesa menos batida da Europa, com sete golos sofridos, suplantada apenas por dois ilustres desconhecidos. O Sheriff, da Moldávia, tem o mesmo número de golos, mas mais jogos realizados (24), e o FK Vojvodina, da Sérvia, sofreu cinco golos em 15 jogos. Se a equipa moldava apresenta uma média de 0,29 golos sofridos por jogo, a formação sérvia consegue a mesma média do FC Porto: 0,33 golos por jogo.

Se a análise englobar os cinco campeonatos mais fortes da Europa (Espanha, Inglaterra, Itália, Alemanha e França), então o FC Porto arrasa a concorrência. A equipa que mais se aproxima é o Barcelona, com 13 golos sofridos. Borússia de Dortmund, com 14, Rennes, com 18, Milan, com 20, e Chelsea, com 22 golos, perseguem de longe os portistas. Em Portugal é o Benfica que apresenta a segunda defesa menos batida do campeonato, mas sem se aproximar sequer do FC Porto. Os encarnados já sofreram 17 golos.

A eficácia defensiva do FC Porto fica devidamente provada quando se constata o número de jogos que o FC Porto chegou ao fim sem sofrer golos. Foram 15. Aliás, só uma equipa conseguiu marcar mais do que um golo a Helton no mesmo jogo. Foi o Braga, quando perdeu por 3-2 no Estádio do Dragão, com golos de Luis Aguiar e Lima. Gomis (Naval), Baba (Marítimo), Valdés (Sporting), Carlao (Leiria) e Faouzi (Guimarães) foram os outros jogadores que conseguiram bater Helton, não tendo conseguido mais do que um empate (casos do Guimarães e do Sporting).
O actual registo defensivo do FC Porto só encontra paralelo em duas épocas (1979/80 e 1983/84), que terminaram com apenas nove golos sofridos. Ou seja, a equipa de Villas-Boas ainda pode aspirar a igualar esses feitos, ambos da obra de José Maria Pedroto. A grande diferença está no resultado final. Apesar do escasso número de golos sofridos, o FC Porto terminou esses campeonatos na segunda posição, uma vez atrás do Benfica e outra atrás do Sporting.


in "ojogo.pt"

Sem comentários: