quinta-feira, 21 de abril de 2011

Nenhuma dúvida: FC Porto é melhor!

Nenhuma dúvida: FC Porto é melhor!

Antes do Benfica-FC Porto escrevi, aqui no RelvadoO Benfica já perdeu a Liga para o FC Porto. É um desaire considerável.
... Mas ‘perder a Liga’ -- numa tentativa de instalar o contra-ciclo -- é ‘perder tudo’?
Creio que sim, se o Benfica não ganhar a Liga Europa, porque eventuaisconquistas nas provas nacionais (Taça de Portugal e Taça da Liga) não apagariam o impacto negativo dos falhanços na prova mais importante do calendário futebolístico indígena e numa eventual ‘final lusa’ em Dublin”.
Considerei, também, como cenário mais provável, a passagem do Benfica à final da Taça de Portugal, considerando os dois golos de vantagem que os ‘encarnados’ traziam do Dragão. Ao mais alto nível, são poucas as equipas que, nestas condições, conseguem operar a reviravolta no marcador. Mas, porque acredito nos méritos da equipa de Villas-Boas, acrescentei: “É evidente que, para estragar as contas dos ‘encarnados’, está aí o FC Porto com a sua força, pujança e competência desportivas”.

E este foi o ponto: depois de uma primeira parte lúcida, respondendo com inteligência às dúvidas do Benfica em apostar tudo num golo inicial (talvez o maior erro), o FC Porto foi imperial no segundo tempo, exibindo a sua incontestável superioridade.




Imediatamente antes do 'clássico', escrevi também que 'os mais pessimistas ou aqueles que se acham nos antípodas dos interesses dos ‘encarnados’ pensarão: ‘o Benfica ainda tem muito para perder’. Creio, no entanto, a olhar para o calendário, que ‘o Benfica ainda tem muito para ganhar’.
André Villas-Boas, depois de consumada a proeza de operar a reviravolta na eliminatória, afirmou: "A motivação era mudar o destino e demos tudo por tudo. Tínhamos tudo a ganhar, o Benfica tudo a perder e apostámos forte nessa mensagem. Estes jogadores são capazes de se transcender e espero que o continuem a fazer."
Villas-Boas atento e a demonstrar como se pode aproveitar uma ideia para motivar um grupo de trabalho. Um grande treinador também se revela nestas pequenas-grandes coisas.
O FC Porto sabia que tinha de marcar dois golos para anular a desvantagem do Benfica. E foi isso que fez: jogar para marcar golos. Com uma facilidade impressionante. Ninguém pode ousar contestar o mérito dos campeões nacionais.
história da arbitragem de Carlos Xistra é mais um episódio lamentável do futebol português: uma nomeação sem sentido, de um árbitro sem categoria e vítima de um ‘sistema’ contaminado por todo o tipo de influências. Com erros graves (também do árbitro-assistente), que não alteraram o essencial: o FC Porto é melhor; ganhou a melhor equipa.
O Benfica ainda tem muito para ganhar? Tem muito menos (porque já não vai ser possível alavancar o efeito da última conquista da época, isto é, a Taça de Portugal) e agora, sinceramente, mais do que fazer tudo para ganhar a Liga Europa, deve querer jogar de novo com o FC Porto, na final europeia, porque essa vitória, no quadro actual, é a única que pode contrariar o clima de frustração que se abateu sobre a Luz. Supertaça, Liga e Taça de Portugal (e... 'Champions') já foram. Quatro derrotas em cinco jogos com o FC Porto é de mais. Começa a ganhar força a ideia de que, com este FC Porto -- e como diz agora Villas-Boas -- 'o Benfica tem tudo a perder'.
Rui Santos in "Relvado.pt"

1 comentário:

dragao vila pouca disse...

Meu caro, para esse Rui, não dou, esse se amanhã houver qualquer coisa a nosso favor, logo virá colocar tudos os nossos méritos em causa.

Rui Santos para mim é lixo, diga bem ou diga mal.

Um abraço