sexta-feira, 20 de maio de 2011

Estes é que são os dragões de ouro

O FC Porto venceu o Barcelona por 4-3, com o triunfo a surgir no prolongamento e num golo de ouro em forma de livre directo a marcar a décima falta dos catalães. O gigante blaugrana, que procurava em Andorra o 20º título europeu, caiu aos pés de um dragão obstinado, que hoje defrontará o Liceo da Corunha nas meias-finais.

Ontem, com o apoio de muitos adeptos portistas emigrantes no principado e outros que viajaram de Portugal e até directamente de Dublin, o FC Porto defendeu bem, não evitando, ainda assim, os golos de Carlos López (22') e Marc Torra (26'). Começou, pois, por ceder uma vantagem de 2-0, mas sem nunca baixar os braços. Já a segunda parte ia longa quando as contrariedades se sucediam e a vitória do campeão europeu parecia mais do que provável, tudo por culpa de um livre directo falhado e depois de um penálti a favor do Barça que resultou num cartão azul a Edo Bosch, por se ter mexido antes do tempo. Nélson Filipe, no seguimento, ocupou o lugar na baliza dos azuis e brancos e negou a grande penalidade a Josep María Ordeig. Foi esse o momento revigorante que espicaçou a equipa. Quando Pedro Gil caiu na área do Barcelona (38'), os portistas tiveram hipótese de reduzir de bola parada; Reinaldo Ventura assim o fez. Cinco minutos depois, em contra-ataque, Emanuel Garcia, empatando a partida, provocou o delírio nas bancadas e um ataque de nervos no adversário, que entrou num jogo ainda mais musculado. Foi Reinaldo Mallea (ex-FC Porto) que recolocou o Barça na frente, aproveitando um livre directo por ocasião da décima falta azul e branca, mas a pouco mais de um minuto do fim, Pedro Gil, numa jogada de genialidade, como poucos são capazes, atirou de fora às redes de Aitor Egurrola e levou o encontro para prolongamento, onde fez depressa o resto, ao cair a décima falta catalã. Esta está a ser de facto uma época de ouro para o FC Porto, em todas as modalidades, e que no hóquei acaba de desgraçar o grande colosso mundial. Agora, venham as "meias" com duas equipas portuguesas num pavilhão repleto de emigrantes. Incrível!

Figura: Pedro Gil

Um golo de outro mundo!

Todos foram importantes, mas Pedro Gil teve nos ombros tanto o empate, num golo de outro mundo, como o peso do livre directo, já no prolongamento. Castigar a décima falta do Barcelona valia as meias-finais e o simbolismo de deixar o gigante catalão pelo caminho. E assim foi!

Franklim Pais 

"Acreditámos que era possível dar a volta"

O treinador do FC Porto, Franklim Pais, não perdeu o ar contido, mas percebia-se a emoção por detrás do olhar grave. Nos últimos nove anos, nos quais liderou o FC Porto a nove títulos nacionais consecutivos, o técnico, que apurou a equipa para sete fases finais da Liga Europeia e que muitas vezes chocou com o rival número um, o Barcelona, viu finalmente os seus jogadores dobrarem a melhor equipa do mundo. "Acreditámos sempre que era possível dar a volta. Já perdemos com o Barcelona no golo de ouro há três anos e, desta vez, dessa mesma forma, ganhámos. Já há alguns anos que perseguimos este objectivo; no ano passado, ao empatar, estivemos muito perto, e agora o grupo superou-se. Fizemos um jogo com um grande espírito de sacrifício." Não esquecendo a arbitragem italiana, Franklim Pais atirou: "Houve dualidade de critérios em algumas faltas. Algumas ficaram por marcar, mas nós procurámos a sorte e vencemos. Esperemos encontrar amanhã [hoje] uma boa arbitragem." Agora, a poucas horas de defrontar o Liceo da Corunha, o treinador tem uma certeza sobre o adversário: "Está a fazer uma grande época, tem uma boa equipa, com jogadores portugueses que nos conhecem bem, por isso o mais importante neste momento, e é nisso que nos vamos concentrar, é recuperar os jogadores."

in "ojogo.pt"

1 comentário:

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Foi uma grande vitória ontem. Não vi o jogo, porque fiquei nos Aliados para a festa.

Depois vi o resumo na RTPN à meia noite.

Os golos de Emanuel Garcia e Pedro Gil são fantásticos. Principalmente o ultimo do Gil é fenomenal!

Depois de arrumarmos o Barça nesta remontada épica, temos tudo para vencer a Liga Europeia.

Eu acredito.

Abraço e bom fim de semana

Paulo