sexta-feira, 20 de maio de 2011

João Moutinho: "Talvez deixe o Miguel Garcia escolher o restaurante..."

A zona mista no final de uma grande competição desportiva é uma caminhada longa para os vencedores. Todos querem falar com todos e na quarta-feira à noite, em Dublin, foi o que aconteceu com os jogadores do FC Porto. Jornalistas de todas as nacionalidades tiveram a sua oportunidade para falar com os jogadores e João Moutinho, que chegou no início desta época ao Dragão, já está a começar a habituar-se a isto, com os títulos que tem conquistado. O médio, que parou durante alguns minutos para uma conversa com o PÚBLICO, teve a sua primeira noite de glória europeia e ganhou a aposta que fez com Miguel Garcia, um dos colegas no Sporting quando perderam a final da Taça UEFA, em 2005.

Já está decidido o sítio onde vai ser o jantar com Miguel Garcia?
É tudo muito recente. Felizmente para mim e infelizmente para eles [Miguel Garcia, Custódio e Hugo Viana] voltaram a perder uma final europeia, mas iremos conversar daqui a uns dias. Temos de combinar, porque aposta é aposta, e tem de ser paga.

Quem escolhe o restaurante? Vai dar-lhe essa "benesse"?
Talvez o deixe escolher, mas em conjunto vamos decidir o que será melhor.

No início da época, ao chegar ao FC Porto, disse que queria títulos. Este é mais um. É um clube à sua medida?
Queria ganhar títulos e felizmente estamos a conseguir. Há que dar mérito a todos os que têm trabalhado para isto, não só os jogadores, mas também o que está por trás, que é invisível, porque é uma grande estrutura, é um grande clube que está sempre a trabalhar para o mesmo objectivo. Os jogadores estão a fazer tudo para ganhar títulos e felizmente que estamos a conseguir.

Ainda há mais uma competição, a Taça de Portugal. A época ainda não acabou...
Claro que não. Vamos festejar, temos de festejar esta vitória que é extremamente importante, mas no domingo temos um jogo que vai ser mais uma final, que queremos vencer para tornar esta época ainda mais inesquecível.

Desta vez ganhou uma final, mas em 2005 perdeu uma final com o Sporting...
Não dá para fazer comparações. Eram equipas diferentes, finais diferentes, jogos diferentes, jogadores diferentes, era tudo diferente. O que é preciso realçar é o mérito, o trabalho e a união de todos, tendo em conta o jogo complicado que sabemos que iria ser. Há que dar os parabéns a todos.

Uma Liga Europa esta época, uma Liga dos Campeões para o ano. É possível igualar os feitos do FC Porto em 2003 e 2004?
Tudo é possível, mas sabemos que é supercomplicado. A Liga dos Campeões é a maior competição da Europa, vamos lá estar e esperamos fazer uma boa campanha. Depois, é pensar fase a fase, como fizemos na Liga Europa para conseguirmos chegar a esta final e vencer.

Fala-se do interesse de clubes poderosos em vários jogadores do FC Porto. Receia que esta equipa se desintegre, que perca alguns jogadores importantes?
Isso cabe a quem de direito decidir. Mas ainda bem que assim é. São grandes jogadores, que conseguiram grandes feitos.


in "publico.pt"

Sem comentários: