quinta-feira, 5 de maio de 2011

F. C. Porto: dia quente em Villarreal


Céu limpo, sol a brilhar, temperatura estimada na casa dos 20 graus e um jogo que pode ser histórico. Em Villarreal, em Espanha, o F. C. Porto pode carimbar a passagem à final da Liga Europa.
O F. C. Porto defronta hoje, quinta-feira, o Villarreal, na segunda mão das meias-finais da Liga Europa, um jogo que pode ganhar contornos históricos com o apuramento para a tão desejada final da prova. Em Espanha, os portistas têm uma vantagem de 5-1, mas o treinador André Villas-Boas já deixou claro que irá manter a mesma filosofia ofensiva que caracteriza a equipa, colocando de lado qualquer táctica puramente defensiva.
O dia acordou quente e as previsões apontam para uma temperatura máxima de 23 graus, mas é certo que à hora do jogo (20.05 horas em Portugal) o mercúrio dos termómetros passará para níveis bem inferiores. A comitiva portista encontra-se num hotel situado em Castellón, a cerca de dez quilómetros de Villarreal, onde o técnico ultima a estratégia a apresentar logo à noite num estádio que deve registar uma enchente. Foram vários os apelos dos futebolistas e dos dirigentes para lotar o recinto - tem capacidade para 22 mil espectadores - no sentido de o público funcionar como um 12.º jogador para a tão sonhada reviravolta.
Mas esta época, o F. C. Porto ainda não perdeu qualquer jogo fora de casa na Liga Europa, aliás soma sete desafios e outros tantos triunfos, além de ter a particularidade de nunca ter sofrido mais do que dois golos num jogo. "El Madrigal tem de ser hoje um inferno para o F. C. Porto", escreve o jornal espanhol Marca sobre o sonho de os espanhóis chegarem à final da Liga Europa, que se disputa a 18 de Maio na cidade irlandesa de Dublin. O mesmo jornal recorda que os portistas já não perdem em Espanha desde 2002, quando foram surpreendidos pelo Real Madrid (1-0).
"À final pela via heróica", escreve o diário desportivo AS, que esclarece ainda existir uma boa margem de esperança na equipa espanhola para a remontada, recordando uma vitória do Corunha sobre o Milão, por 4-0, depois de uma derrota em Itália e que se traduziu no acesso à meia-final da Liga dos Campeões da época 2003/04. Mas hoje, a noite pode ser do F. C. Porto. E tem tudo para ser histórica.

in "jn.pt"

Sem comentários: