quinta-feira, 5 de maio de 2011

Villarreal-F.C. Porto (antevisão): dragão «anti-remontada»

El Madrigal é a última paragem antes de Dublin. Todos os números, todas as estórias, toda as declarações, todo o envolvimento do jogo que pode levar o F.C. Porto de volta a uma final europeia.


O cenário

Depois de sair para o intervalo a perder, o F.C. Porto consegue uma impressionante goleada de 5-1, no jogo da primeira mão das meias-finais da Liga Europa, com o Villarreal. A vantagem portista parece decisiva, mas os espanhóis mostram fé inabalável na histórica «remontada» e os dragões estão alerta para o que der e vier. Pelo meio, o jogo fica marcado por uma notícia do jornal espanhol Marca, que fala de um jantar entre o árbitro da primeira mão e dirigentes portistas. O F.C. Porto já veio desmentir tudo.

Os números

O Villarreal sabe que tem de fazer, pelo menos, quatro golos para seguir em frente. Não fosse isso uma tarefa, já de si, delicada, há a somar o facto de o F.C. Porto não ter sofrido mais de dois golos em nenhum dos jogos da actual temporada. A última vez que a equipa azul e branca sofreu mais de dois golos remonta a Março de 2010, na final da Taça da Liga, com o Benfica, perdida por 3-0. Ainda assim, resultado idêntico apurava o F.C. Porto. No entanto, no mesmo mês registou-se o último desaire que, a repetir-se, afastaria o sonho de Dublin. Em Londres, a 9 de Março, a equipa de Jesualdo Ferreira era vergada por 5-0 pelo Arsenal.

Em sentido inverso, e olhando para o que tem sido a temporada do Villarreal, também não é fácil encontrar motivos para grandes alegrias. Só por duas vezes a equipa conseguiu um resultado que serviria as pretensões para esta quinta: triunfo por 5-1 sobre o Twente (quartos-de-final da Liga Europa) e por 4-0 sobre o Espanhol (2ª jornada do campeonato).

A história

O F.C. Porto não perde em Espanha há nove anos. Foi em 2002, num dos primeiros jogos de José Mourinho à frente dos dragões, que estes foram desfeiteados pelo Real Madrid com um golo solitário de Solari. O argentino viria a ficar especialista em marcar ao F.C. Porto... 

Só por duas vezes a equipa portista sofreu quatro golos em Espanha. Os carrascos foram Barcelona e Real Madrid. Os catalães venceram por 4-2 em 2000 e o Real goleou por 4-0, três anos antes. 

A palavra dos treinadores

André Villas-Boas: «Vamos manter o futebol de ataque»Objectivo é ganhar no El Madrigal e não apenas defender a vantagem.

Juan Carlos Garrido: «Temos de ter esse espírito de remontada» Tridente ofensivo para ganhar 4-0. 

A palavra dos jogadores

Sapunaru: «Sofrer quatro golos? Não acredito... Romeno seguro da qualidade da equipa. 

Nilmar: «Não podemos errar em nada» Avançado pede um jogo perfeito para alimentar o sonho.

Equipas prováveis:

VILLARREAL: Diego Lopez; Mário, Musacchio, Marchena e Capdevilla; Santi Cazorla, Borja Valero e Cani; Nilmar, Rossi e Marco Ruben.
Outros convocados: Juan Carlos, Cicinho, Joan Oriol, Senna, Matilla e Wakaso.

F.C. PORTO: Helton; Sapunaru, Rolando, Otamendi e Alvaro Pereira; Fernando, Guarín e Ruben Micael; Hulk, Falcao e Varela. 
Outros convocados: Beto, Maicon, Sereno, Walter, Cristian Rodríguez, James, João Moutinho e Souza. 

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: