quarta-feira, 11 de maio de 2011

Falcao: «Levar a bola de Dublin? Quero é o troféu»

Colombiano admite que a bola da final ficava bem na coleccção dele, mas assinava já uma vitória com golo de Helton


Há uma imagem de marca de Falcao (e não tem nada a ver com golos): o colombiano gosta de levar a bola para casa quando tem uma noite especial. Fê-lo a primeira vez com o Spartak Moscovo, quando marcou três golos, e repetiu o gesto no fim da vitória sobre o Villarreal, quando apontou quatro golos.

Ora por isso perguntou-se-lhe se gostava de levar a bola da final de Dublin para casa. O que seria um excelente sinal. «Espero é levar para casa o troféu para casa», disse. «A bola não ficaria mal na minha colecção, mas hoje assinava já por baixo a vitória com um golo nem que fosse do guarda-redes.»

O colombiano foi o último dos jogadores a falar durante o Media Open Day do F.C. Porto, um dia em que os jornalistas podem falar com todos os jogadores por ordem da UEFA, e fez questão de referir que está a viver uma fase única. «É o jogo mais importante da minha carreira, sem dúvida», disse. 

«É uma final de uma liga europeia e naturalmente que é importantíssima. O mais relevante, o que todos estamos a pensar, é apenas em levantar o troféu em Dublin. Enfrentámos todas as competições com uma grande mentalidade e na final só entramos com o pensamento de ganhar, claro», atirou.

Pelo caminho perguntou-se a Falcao se tinha a noção que a maior parte dos olhos do mundo em Dublin vão estar nele. «Se tiver a bola, obviamente que vão estar a olhar para mim. Se não a tiver, ninguém quer saber de mim», brincou o avançado entre sorrisos. «Não penso e às vezes não ouço o que se fala.»

A partir daí Falcao partiu para o futuro. «Tenho mais dois anos de contrato com o F.C. Porto, todos os dias sai nos jornais alguma coisa de jogadores, por isso só posso pensar em fazer as coisas bem, depois o futuro fica para o clube e o presidente decidirem», revelou. «Mas acho que todos estamos felizes no F.C. Porto.»

«O melhor golo? Hummm... É difícil lembrar-me de todos»

Numa parte da conversa puramente mais pessoal, foi lançado um desafio a Falcao: eleger o melhor entre os dezassete golos que já marcou na Europa. «O melhor?», questionou antes de fazer uma longa pausa para pensar. «Hummmm... Lembrar-me de cada um dos dezassete golos agora é difícil.» 

Por isso finalizou depressa. «Acho que todos são especiais porque gosto muito de fazer golos, eleger um é difícil porque para me lembrar de um por um iria demorar toda a tarde», atirou. «Ser o melhor marcador algo muito bom a nível pessoal, mas que não é o principal porque sobretudo quero ganhar a competição.»

«Ser o melhor marcador de uma prova europeia é algo difícil de alcançar, por isso tenho de agradecer à equipa por me ajudar e a Deus por me dar esta possibilidade. Até que um jogador faça 17 golos numa época, vou ser o melhor marcador. Agora quero fazer mais golos, mas o importante é que a equipa ganhe.»

A finalizar ficou uma confissão: ser o melhor marcador de sempre de uma competição europeia numa época é algo que o enche de orgulho. O colombiano, recorde-se, já apontou dezasseis golos na Europa, mais um na pré-eliminatória com o Genk que a UEFA não contabiliza como um golo oficial de época.

Mas a verdade, adianta, é que nunca foi um objectivo. «Só me dei conta que tinha empatado com Klismann depois do primeiro jogo com o Villarreal, quando fui informado por um jornalista alemão», disse. «Mas nem fazia ideia. Depois no segundo jogo ultrapassei essa meta e estou muito feliz.»


Falcao: «Porto favorito em Dublin? O Vítor Baía não joga»

Avançado utiliza uma imagem curiosa para dizer que a história não conta nada na final de Dublin com o Sp. Braga



Falcao não é só o melhor goleador do F.C. Porto dentro de campo: fora dele também é o que marca mais golos. O colombiano desperta muita curiosidade entre os jornalistas e garante sempre um título curioso. Esta manhã, por exemplo, respondeu com inteligência ao favoritismo teórico do F.C. Porto em Dublin.

«As grandes decepções na história da humanidade aconteceram são quando se subestima o adversário. Não podemos cair nesse erro. O Sp. Braga deixou pelo caminho grandes equipas e por isso tem muito mérito. Nem os jogadores nem os adeptos do F.C. Porto podem considerar-se superiores», referiu.

Depois insistiu-se com a grandeza do F.C. Porto e com a grande história do clube. «A história aqui não conta. O Vítor Baía e todos os grandes jogadores do passado não vão jogar, por isso a história fica para trás», frisou. «Se acontecer o contrário do que pensamos, a história não vai ter um lugar para nós.»

Ora Falcao diz que o grupo está concentrado em ganhar a Liga Europa e enalteceu todo o grupo nesse sentido. «Tenho dito várias vezes que as individualidades não sobressaem se a equipa não estiver a funcionar bem. Todos os jogadores estão a um óptimo nível e por isso é que algumas individualidades sobressaem.»


in "maisfutebol.iol.pt" 

Sem comentários: