quarta-feira, 11 de maio de 2011

Mariano: "Fico triste por não continuar"

Quatro anos depois de ter chegado, Mariano está de saída do FC Porto. No final da festa dos campeões, o argentino não escondeu a emoção que lhe invadiu a alma, depois de uma época preenchida por contrastes acentuados. Por um lado, foi um dos capitães de uma equipa que se prepara para entrar para a história; por outro, teve uma lesão grave e acabou por jogar pouco com André Villas-Boas. "Tudo o que se está a passar é um pouco estranho... Fiquei emocionado com a conquista deste campeonato, que, estou certo, ficará na memória de todos e também fiquei muito feliz por ser um dos capitães desta equipa. Isso deixa-me muito orgulhoso. Mas, por outro lado, joguei pouco". Mariano não culpa ninguém por um ano menos participativo na equipa e anuncia, em declarações a O JOGO, que vai abandonar o FC Porto no final da época, altura em que termina o contrato que o liga aos dragões. "Parece que o jogo com o Paços de Ferreira foi o meu último no Dragão... Ainda ninguém falou comigo e, como tal, esta foi a minha última época no FC Porto. Fico triste por não continuar, mas a vida é mesmo assim... Tenho de seguir em frente. Mas uma coisa é certa: vou levar o FC Porto no meu coração".

Apesar de não ter sido convidado a renovar - nem espera ser, confessa -, Mariano não parte com mágoa de ninguém, até porque só guarda boas recordações dos quatro anos que viveu no Porto. "Vai ser difícil a despedida. Passei quatro anos fantásticos aqui, as minhas filhas nasceram no Porto e fiz sempre parte de grupos de trabalho maravilhosos. Acredito que toda a gente que trabalhou directamente comigo gosta de mim e isso, pelo menos a nível pessoal, é muito importante". O argentino, que faz sempre questão de espalhar simpatia e simplicidade, reconhece ainda que tem sido importante ouvir as mensagens de alguns companheiros de balneário, que não se cansam de lhe elogiar as qualidades humanas. "Todos reconhecem que fui importante no balneário e isso é o que fica. Ficará na memória de todos, mas também na minha".

Apesar de ainda haver duas finais para disputar - Mariano não poderá jogar em Dublin, por não ter sido inscrito nas competições europeias -, o extremo parece falar como se o jogo no Dragão, frente ao Paços de Ferreira, tivesse sido o último. Provavelmente não foi, mas o argentino não se cansa de falar em jeito de despedida. "Foi óptimo partilhar esta época com todos estes jogadores. É lógico que queria jogar mais... Foi uma época muito difícil para mim. Tive a lesão e depois perdi espaço na equipa. Para além disso, foi muito complicado não ter tido a oportunidade de participar na Liga Europa. Mas a equipa esteve sempre muito bem e também não houve muitas possibilidades de regressar".
119 | Ao longo das últimas quatro temporadas, Mariano realizou 119 jogos oficiais pelo FC Porto. Só no campeonato participou em 72, seguindo-se ainda uma contribuição importante nas últimas participações na Liga dos Campeões, com 18 jogos contabilizados. Este ano não foi inscrito para a Liga Europa, mas ainda há registo para mais dois jogos na Supertaça, 17 na Taça de Portugal e 10 na Taça da Liga.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: