quarta-feira, 22 de junho de 2011

João Moutinho. Dragões são os que menos lucram com a venda


Médio pode seguir para Londres com Villas-Boas. Sporting e fundo recebem mais de 24 milhões da cláusula de 40


A saída de André Villas-Boas para o Chelsea pode ser apenas a primeira peça de um longo dominó que está prestes a cair. Abramovich conhece o novo técnico e está disposto a conceder-lhe alguns desejos. Não está fora de hipótese que o português queira levar alguns jogadores consigo e o médio João Moutinho está entre os favoritos.

A forma como o processo foi conduzido desagradou a Pinto da Costa. De um momento para o outro, o presidente portista ficou sem treinador, quando nada o indicava, especialmente depois de Villas-Boas ter reiterado o desejo de fazer mais uma época no banco portista. O mal está feito e Pinto da Costa nada pode fazer, mas futuras negociações com o Chelsea vão contar com uma inflexibilidade total da parte dos portistas. As cláusulas de rescisão estão bem definidas e o encaixe financeiro realizado com a saída do treinador veio fechar a verba de que os dragões precisavam para encarar a próxima época com segurança.

João Moutinho, dos três nomes apontados para seguir Villas-Boas (com Fernando e Falcao), é o jogador com a cláusula de rescisão mais elevada, mas será provavelmente aquele que menos dinheiro dará a ganhar ao FC Porto. Há um ano, os dragões contrataram-no ao Sporting, por 11 milhões de euros, naquela que foi a maior contratação da história entre dois clubes portugueses. No acordo com os leões ficou definido que o pagamento seria distribuído por três tranches e até hoje apenas 3,5 milhões chegaram aos cofres do Sporting. Ficou também definido que o clube de Alvalade teria direito a 25% das mais-valias realizadas pelo FC Porto numa futura venda.

Um ano depois, todos fazem contas. Em campo, João Moutinho fez uma época sensacional, conquistou quatro títulos e já deu dinheiro a ganhar aos dragões. A 15 de Outubro de 2010, o FC Porto cedeu 37,5% dos direitos desportivos do médio internacional português à Mamers B.V. a troco de 4,125 milhões de euros. Ou seja, em apenas quatro meses, a balança do FC Porto apresentava um saldo positivo de 625 mil euros.

Onde vão parar os 40 milhões de euros se João Moutinho sair mesmo para o Chelsea pela cláusula de rescisão? O Sporting é a parte que mais tem a lucrar. Os leões ainda têm 7,5 milhões de euros para receber da transferência de há um ano e as mais-valias realizadas para o FC Porto significam mais um encaixe de 7,25 milhões. Depois, há ainda a acrescentar os direitos de formação do atleta: 1,9 milhões de euros para o Sporting e 100 mil euros para o Portimonense. De um ano para o outro, o FC Porto conseguiu valorizar tanto João Moutinho que os leões acabam por quase conseguir os 22,5 milhões de euros da cláusula de rescisão quando era jogador do Sporting. Feitas as contas, em 12 meses, os leões garantem um encaixe de 20,15 milhões.

A Mamers B.V. é a segunda grande beneficiada com a transacção. O investimento acarreta sempre algum risco mas os 4,125 milhões de euros de 37% do passe transformam-se agora, oito meses depois, em 15 milhões. Ou seja, em menos de um ano, e sem pagar quaisquer tipo de remunerações ao jogador, a Mamers B.V. tem uma mais-valia semelhante à que o Sporting conseguiu com a venda de Moutinho no ano passado. Este modelo de negócio é muito habitual no FC Porto. A repartição dos passes diminui o risco imediato e permite aos dragões encarar o presente com um fôlego financeiro maior. No mesmo dia em que o FC Porto anunciou a alienação de 37,5% dos direitos desportivos de Moutinho, informou também um acordo por James Rodríguez (Gol Football Luxembourg pagou 2,550 milhões de euros por 35% do passe) e Walter (Pearl Design Holding Ltd pagou 2,125 milhões por 25%).

Aconteça o que acontecer, o FC Porto ganhará sempre com Moutinho, mas não tanto como a cláusula de rescisão faz parecer. Mesmo descontando os 1,2 milhões de euros anuais do contrato do médio, os dragões continuam a lucrar com a passagem de Moutinho. Do valor da cláusula, 15,85 milhões vão directamente para o Dragão. Mesmo com o valor que ainda falta regularizar ao Sporting, os cofres portistas recebem 7,7 milhões. E ficam com as contas todas saldadas.



in "ionline.pt"

1 comentário:

Tiago disse...

o mal foi tentar manter o plantel td e dpx nao apostar mais na claus de resci deste jogador. pode ser com os 15milhos o porto invista +1pc neste jogador. saudações