sexta-feira, 1 de julho de 2011

Pai de Falcao ensina como se faz uma estrela

O pai do portista Falcao contou os segredos que o levaram a fazer do filho um craque mundial: formação e apoio; amor e controlo. Esses foram os pilares da educação que Radamel García deu ao filho, que hoje mesmo, no arranque da prova, se apresenta como uma das principais figuras da Copa América. Desde pequenino que queria ser o melhor jogador do mundo, precisava de orientação.

"Rada", que foi defesa-central no Santa Fé, no Unión Magdalena, ambos da Colômbia, e ainda no Táchira, da Venezuela, não se limitou a ser o pai da Falcao, foi também guia, conselheiro e sombra na formação do goleador. Em entrevista ao jornal "El tiempo", afirmou: "Antes de formar um desportista é preciso formar uma pessoa e para isso a família é muito importante. Aos filhos é preciso dar bons exemplos, aconselhar, falar-lhes da realidade da vida".

O pai goza agora o sucesso do filho, mas lembra as vezes que lhe falou de noitadas e más companhias, de sacrifício, disciplina e trabalho. Transmite agora os mesmos princípios a uma centena de meninos na escola de futebol a que dá nome em Bogotá.

Falcao, conta o pai, era bom menino, nem deu dores de cabeça. "Quando o levava a uma festa marcava uma hora para o ir buscar e nunca falhou. Um vez disse-me que queria chegar mais tarde e regressava a casa sozinho. Pus-me sério e disse que não. Nunca mais tentou", contou o progenitor

in "ojogo.pt"

Sem comentários: