sábado, 16 de julho de 2011

Testes definem quem chumba

O estágio do FC Porto está a chegar ao fim e aproxima-se a hora da verdade para alguns dos jogadores. O plantel está inflacionado - 27 jogadores em estágio e seis nas selecções, sem contabilizar Alex Sandro e Danilo - e terá forçosamente de haver cortes. Um guarda-redes vai sair e Beto é o grande candidato, embora este estágio ainda não tenha dado a entender quais as preferências do treinador. E neste particular os dois jogos marcados para hoje (Borússia Monchengladbach) e amanhã (Verl) poderão ser muito úteis ao treinador. Na frente, há uma luta interessante entre Kléber e Walter, que procuram protagonismo enquanto vão lendo as notícias da renovação do dono do lugar: Falcao. Mas o colombiano não está na Alemanha e não é seguro que fique no plantel, o que obrigaria a uma mudança com Kléber em clara vantagem sobre o Bigorna como potencial herdeiro da camisola 9 de El Tigre. David e Christian já sabem que devem ser emprestados, mas há mais acertos a fazer que estarão dependentes das movimentações de mercado - Castro, por exemplo - e da opinião do treinador. Com Alex Sandro a caminho, Addy e Rafa perdem espaço no plantel; do outro lado da defesa, se Danilo for confirmado, é provável que saia alguém (Fucile ou Sapunaru), mas aqui serão as propostas recebidas ou a receber que vão pesar. Ao que O JOGO apurou, o romeno terá mais pretendentes.
O teste com o Borússia Monchengladbach (18h30, Sporttv) será mais exigente do que o anterior, em que os portistas despacharam o Gutersloh por 10-1, e poderá definir o futuro de alguns jogadores. Kelvin é um deles e o brasileiro, que até tem dado boas indicações, diz-se pronto para tudo. "Estou no começo da minha carreira e para ajudar. O que o FC Porto definir estou pronto a aceitar. Quero muito jogar pelo FC Porto, mas se me emprestarem vou lutar no outro clube para voltar e fazer a minha história aqui", frisou.
Impressionado com a dimensão do clube e as qualidades de Hulk - "é mesmo Incrível, como dizem" - o jovem brasileiro prometeu trabalhar forte para "corresponder" e para que um dia o seu pé esquerdo seja considerado mágico. "Estou muito feliz. Fui bem recebido neste grande clube e espero que seja uma grande época para o FC Porto. Já sabia que era um grande clube, mas fui surpreendido porque não esperava tanto carinho nem uma estrutura desta dimensão", admitiu.
Ainda tímido, Kelvin tem procurado a protecção de dois compatriotas. "O Hulk e o Walter são bastante experientes e procuro-os bastante para conversar. Estão a ajudar-me muito", referiu o ex-Paraná Clube.

"Gosto mais de sjogar como extremo"

Kelvin jogou como 10 na partida com o Gutersloh, mas é aberto nas alas que prefere actuar. "Sou mais extremo como vocês dizem em Portugal. Jogo mais aberto, mas também posso ser médio, procurando zonas mais interiores. Estou aqui para ajudar no que for preciso", referiu. Para já, o brasileiro ainda está a entender como tudo se processa no FC Porto, onde quase tudo é novo. "O futebol aqui é muito mais rápido e noto bastante a diferença, mas estou a trabalhar bem para dar tudo certo", frisou, imaginando-se já a jogar ao lado de Hulk e Falcao, cuja renovação de contrato foi comentada pelo novo companheiro: "É um jogador muito importante para nós. Fez uma grande época e vai-nos ajudar muito. Ele e o Hulk fazem uma grande dupla no ataque".

"Alex Sandro e Danilo vão ajudar muito"

Um está certo, o outro quase. Alex Sandro e Danilo podem chegar ao FC Porto no final do Mundial de sub-20 e o compatriota Kelvin, que até à última alimentou a esperança de fazer parte dos convocados do seleccionador Ney Franco, não duvida de que serão reforços importantes para os portistas. Ainda que não tenham estado juntos nas camadas jovens do escrete, Kelvin conhece muito bem os craques do Santos. "São dois grandes jogadores, de selecção, e vão ajudar muito o FC Porto", frisou.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: