quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Classificados. Hoje é o último dia para ir às compras

Mercado de Verão fecha esta noite e os negócios de última hora estão à espreita. O Sporting fechou um deles: 8,85 milhões de euros por Elias


Vítor Pereira, treinador do FC Porto, tem uma teoria: o mercado de transferências devia encerrar mais cedo - nunca no fim de Agosto; de preferência a meio do mês. Percebe-se o motivo. Falcao voou para o Atlético Madrid a 18 de Agosto, na véspera de os dragões jogarem pela segunda vez no campeonato e já depois de conquistarem a Supertaça. Como ele há mais jogadores, que alimentam até às 23h59 de hoje a vontade de mudar de paragens. Álvaro Pereira suspira pelo Chelsea - que, pela mão de Villas-Boas, já se apaixonou por ele. Guarín também não se importava de experimentar outro campeonato, como o italiano. Até logo à noite, tudo é possível. Ao FC Porto também pode chegar mais um avançado. Funes Mori e Leandro Damião são apenas dois de muitos nomes apetecíveis no mercado sul-americano.

Os esforços dos clubes para contratar mais um ou outro reforço à última hora nem sempre são os mais óbvios. Ao fim da tarde de ontem, o Sporting comunicou à CMVM a transferência de Elias, médio desvalorizado pelo Atlético Madrid - que queria vendê-lo para equilibrar as contas. Os espanhóis tinham gasto sete milhões (por 50% do passe) para contratá-lo ao Corinthians. Agora os leões pagam 8,85 milhões de euros (pela totalidade dos direitos) para trazê-lo para cá. Elias é agora o reforço mais caro de sempre do Sporting (à frente de Tello). Tem contrato até 2016 e uma cláusula de rescisão de 40 milhões, mas para já não pode jogar na Liga Europa.

O investimento leonino na nova época já chegou aos 28,4 milhões de euros, num total de 16 reforços. Godinho Lopes tinha prometido um número redondo (30 milhões) só para contratações, mas também já garantiu que não vem mais ninguém. Pelo que se tem visto do Sporting, com os 1,6 milhões de euros que sobram o presidente ainda podia oferecer a Domingos mais um jogador que marcasse golos.

Entre jogadores livres, na prateleira dos seus clubes ou à espera de serem descobertos, o mercado tem muito por onde escolher. Aliás, isto até funciona como os anúncios de emprego no supermercado. Há muito para escolher, o importante é saber onde encontrar.

PROCURA

Precisa-se avançado, com potencial de estrela, para ocupar lugar numa equipa órfã de goleador. Dá-se preferência a jogadores sul-americanos, para manter a harmonia do balneário.

Anunciante: FC Porto

Procura-se goleador, seja avançado, médio ou defesa, desde que ajude equipa em crise a conseguir melhores resultados. Se for barato tanto melhor, porque o investimento deste Verão já foi grande.
Anunciante: Sporting

Equipa cumpridora tem vaga para treinador português (ou com larga experiência em Portugal). Condições: salário razoável e equipa trabalhadora. Requisito: usar boné do patrocinador sempre que falar aos jornalistas.
Anunciante: P. Ferreira - lugar já preenchido por Luís Miguel, cunhado de Vítor Pereira (treinador do FC Porto)

Clube grande procura ave de rapina (de preferência águia) para exibição e voo antes dos jogos. Pede-se apenas que seja capaz de aterrar no símbolo do clube.
Anunciante: Benfica

Equipa especialista na área da contratação de jogadores em massa procura jovem jogador, abaixo dos 20 anos, para ampliar quadro de promessas sem espaço no plantel.
Anunciante: Benfica

OFERTA

Álvaro Pereira
Lateral esquerdo vencedor, com uma Liga Europa e uma Copa América. Rápido a atacar, seguro a defender, deseja uma aventura no estrangeiro, se possível em Inglaterra. 
Pessoa de contacto: Pinto da Costa

Guarín
Médio todo-o-terreno, dono de um remate potente. Interessado em nova experiência, desde que bem paga e num grande campeonato. Apela-se a memória selectiva, que esqueça a última Supertaça Europeia. 
Pessoa de contacto: Pinto da Costa

Baba
Avançado decisivo precisa de ultrapassar desgosto de transferência não consumada para a Escócia. O Celtic espera até Janeiro, mas uma proposta simpática pode chegar para convencer antes disso.
Pessoa de contacto: Carlos Pereira

Eduardo
Guarda-redes desesperado por manter lugar na selecção anseia por tempo de jogo. O clube actual seria o ideal, mas está disposto a mudar outra vez de paragens.
Pessoa de contacto: o próprio

Grimi
Clube já não precisa dele, encontrou um modelo argentino mais recente e com fama de melhor jogador para fazer a mesma posição. Dá-se a quem quiser aturá-lo. Oferta de portes de envio.
Pessoa de contacto: Carlos Freitas



in "ionline.pt"

Sem comentários: