quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Palito é negócio até ao fim


Ainda não foi ontem que o dossiê Álvaro Pereira ficou fechado, mas há indícios muito fortes de que o negócio se vá mesmo fazer e abaixo da cláusula de rescisão. Ontem, o FC Porto voltou a não ceder à pressão do Chelsea, que recusa pagar 30 milhões, mas ficou também com a certeza de que a venda do lateral é o único caminho.
O próprio uruguaio já não pensa noutra coisa. E os dragões não querem correr o risco de ficar com um activo contrariado. Por isso, admitem baixar a exigência, mas não para os 20 milhões oferecidos inicialmente pelos blues. Tal como no caso de Falcao, é de acreditar que a transferência se possa fazer por um valor intermédio: 24 ou 25 milhões de euros. Para o FC Porto, será o maior encaixe por um lateral, acima dos 20 milhões que custou Paulo Ferreira e dos 20,5 que valeu Bosingwa, ambos rumo ao Chelsea.
O braço-de-ferro recomeçará esta manhã, com Alejandro Savich, empresário do jogador, a esforçar-se para aproximar as partes. "Liguem depois. Não posso falar. Estou a trabalhar", respondeu ontem a O JOGO, já perto das 22 horas. O empresário do Palito está em Londres há cerca de uma semana, precisamente quando o Chelsea fez a primeira proposta oficial. "É uma maneira de progredir na sua carreira, em termos desportivos e financeiros. É uma oportunidade única", confirmou à Rádio Renascença, ontem à tarde. "Neste momento ele esta à espera do acordo que possa surgir. Essa é a realidade", prosseguiu.
O jogador está, neste momento, na Ucrânia, ao serviço da sua selecção, mas com a expectativa de receber rapidamente toda a documentação que viabilize a sua inscrição hoje na Liga inglesa. Chelsea e FC Porto também já não têm dúvidas que, mais euro menos euro, o negócio se fará.
Ontem, ao fim da noite, alguns media ingleses já avançavam o negócio como consumado por cerca de 22,5 milhões de euros. E Diego Lugano, colega de Palito na selecção uruguaia, cometeu essa inconfidência na apresentação como reforço do PSG: "É o renascimento do futebol uruguaio. Forlán no Inter e ainda há [Álvaro] Pereira e Suárez no Liverpool."

Lukaku não pode ser moeda de troca

Lukaku era um nome a correr nos bastidores há algumas semanas, mas apontá-lo como moeda de troca por Álvaro Pereira esbarra numa questão legal: já jogou por dois clubes esta época. Villas-Boas utilizou-o na vitória sobre o Norwich e o belga tinha começado o campeonato do seu país pelo Anderlecht antes de se mudar para Stamford Bridge. Longe de ser um nome que desagradasse na Invicta, Lukaku deixou instantaneamente de ser uma possibilidade, pelo que vai continuar ao serviço dos blues. O processo Álvaro Pereira é muito simples e até já envolve alguma cedência, mas a SAD quer dinheiro.

Relação FC Porto/Chelsea é um amor de verão

> 10 de Maio
As primeiras notícias sobre o interesse do Chelsea em André Villas-Boas são publicadas pelo "The Guardian" mas ninguém as leva muito a sério. Em Inglaterra, outros jornais apressam-se a desmentir e a apontar Hiddink como o favorito de Abramovich. Em Portugal, nada parece capaz de levar o ex-adjunto de José Mourinho daquela a que chamou a sua "cadeira de sonho".

> 20 de Junho
A notícia cai como uma bomba no Porto: Chelsea vai pagar a cláusula de rescisão de Villas-Boas (15 milhões de euros) e quer levar também Falcao. O FC Porto sabe que é verdade e há um dado com que não contava: o treinador afinal quer sair. Começa a preparar-se a transição

> 21 de Junho
Na apresentação de Vítor Pereira - Pinto da Costa foi claro: com o Chelsea não há negócio possível. Se os ingleses quiserem algum jogador do FC Porto, terão de pagar a respectiva cláusula de rescisão. Isto numa altura em que, além de Falcao, começa a falar-se de João Moutinho e Hulk.

> 29 de Junho
André Villas-Boas é apresentado oficialmente no Chelsea, mas desmente a ideia de contratar Falcao. Os adeptos portistas descansam.

> 11 de Julho
Poucos dias depois de Essien ter sofrido uma lesão grave, a Imprensa inglesa aponta Modric e João Moutinho como os grandes candidatos à sua substituição.

> 16 de Julho
Depois de alguns dias em que o assunto "Moutinho no Chelsea" pontuou as páginas dos jornais, o médio veio dizer que ia ficar no FC Porto. Fê-lo no final do particular contra o Borússia de Moenchengladbach: "O Chelsea é grande, mas também estou num grande. São notícias sem fundamento."

> 9 de Agosto
Primeira notícia consistente sobre o interesse do Chelsea em Álvaro Pereira. O empresário do uruguaio diz que ele está feliz no FC Porto, mas que a continuidade não está garantida.

> 19 de Agosto
Eis a primeira indicação de uma proposta do Chelsea. E logo pela dupla de quem se fala. Segundo o Telegraph, os londrinos estão dispostos a pagar 55 milhões de euros, 15 abaixo da soma das duas cláusulas de rescisão.

> 24 de Agosto
O JOGO destapa a primeira proposta concreta e oficial do Chelsea, confirmada dois dias depois por André Villas-Boas: 20 milhões de euros. Pinto da Costa também não esconde: "Recusei em 30 segundos."

> 30 de Agosto
Sinais de que o entendimento está próximo. Alguns media ingleses dão o negócio fechado, mas só hoje isso se pode concretizar. O Chelsea aumenta a parada e o FC Porto cede na totalidade das pretensões. Álvaro Pereira deve sair por cerca de 25 milhões de euros.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: