quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Lateral para Vítor Pereira inventar


Chegaram a ser sete, ainda que dois deles - Alex Sandro e Rafa - tenham estado sempre lesionados. A verdade é que, por um motivo ou outro, o FC Porto corre o sério risco de só ter um lateral disponível para o próximo jogo, com o Leiria. Isto se, como se espera, Fucile recuperar da mialgia que sofreu contra o Barcelona e o impossibilitou de viajar para a Ucrânia, onde a selecção uruguaia joga sexta-feira.
David Addy foi ontem emprestado ao Panaitolikos; David está na Trofa há algumas semanas; Alex Sandro e Rafa estão quase operacionais, mas ainda de baixa; e Álvaro Pereira não deve resistir ao chamamento das libras do Chelsea. Para piorar, a Roménia joga na mesma terça do Leiria-FC Porto, e Sapunaru não tem como se escapar. Resta então Fucile e uma adaptação obrigatória, sendo que Fernando aparece no topo da lista de favoritos. Mas são vários metidos ao barulho, até porque Vítor Pereira pode sempre apostar numa solução menos convencional. Adaptar um central é outra hipótese, mas até aqui a sorte virou as costas aos dragões: Otamendi, o único que tem rotina de lateral (direito, no caso), também está na selecção da Argentina e, à imagem de Sapunaru, só regressa quarta ao Porto.
Quanto a Fernando, que perdeu espaço como trinco para Souza, já foi utilizado à direita pelo menos na primeira pré-época em Portugal. Não está familizarizado com a posição, mas à partida encontram-se no brasileiro características importantes ao desempenho da função: bom na marcação, eficaz no desarme e suficientemente ofensivo para, a espaços, apoiar Hulk.
Maicon e Mangala serão as outras soluções, embora ambos carentes do pendor ofensivo que um candidato ao título reclama. Como vantagem, recolhem a capacidade defensiva e a moralização, uma vez que Fernando passou por problemas nesse capítulo. Mangala, então, está ansioso por se estrear.
À margem da falta de Sapunaru, há ainda Otamendi e Guarín impossibilitados de jogar. Mas nem um nem outro são sinónimo de preocupação: Rolando, Maicon e Mangala asseguram o eixo da defesa, Belluschi e Defour podem jogar no meio.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: