segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Souza: "Temos qualidade para bater qualquer equipa"


Souza saiu do Mónaco convencido de que se o FC Porto tivesse defrontado qualquer outra equipa do mundo a Supertaça Europeia estaria neste momento no Estádio do Dragão à espera da abertura do museu do clube. E também acredita que com um nulo ao intervalo a história teria sido outra. "Eles cansam muito o adversário pela forma como trocam a bola quando estão em vantagem", sublinhou em declarações a O JOGO. Apesar de insatisfeito com o resultado, o brasileiro chegou à conclusão que o futuro pode ser muito risonho. "Se entramos no campeonato e na Liga dos Campeões com esta atitude podemos ir muito longe porque temos qualidade para bater qualquer equipa".

Souza considerou que o "FC Porto portou-se muito bem" no Mónaco e que só perdeu por mera infelicidade. "Se terminasse 0-0 no primeiro tempo eles não iam conseguir ter a posse bola que tiveram. A equipa está de parabéns porque fez um grande jogo. O Barcelona quando tem o resultado a favor troca muito a bola e no segundo golo já estávamos com dois homens a menos", lembrou, considerando que "o penálti sobre o Guarín mudaria o rumo do jogo".
Justificações à parte, Souza admitiu que chega a ser desesperante correr atrás da bola contra este Barcelona. "É muito difícil, os jogadores deles têm muita qualidade, trocam a bola demasiadamente e cansam o adversário", referiu apontando o seu exemplo para justificar esta ideia. "A exibição da equipa na primeira parte foi muito boa e penso que também estive bem individualmente, mas na segunda parte deixámos a desejar porque nos cansámos. Eu pedi para sair porque não aguentava mais. Saí exausto e não conseguimos corresponder com o que os adeptos e nós mesmos pretendíamos", considerou.

As críticas, incluindo aqui o que foi escrito pelos jornais um pouco por todo o lado, destacaram a excelente réplica que o FC Porto deu ao super-Barça e Souza acredita que ficou provado que esta equipa tem condições de repetir o sucesso da época passada. "Se jogássemos da mesma forma contra qualquer outra equipa o resultado teria sido, seguramente, uma vitória. Na Liga dos Campeões, se tivermos essa atitude, não haverá outra consequência senão passar à fase seguinte e disputar os oitavos e quartos-de-final, pelo menos. Se entramos no campeonato e na Champions com esta atitude podemos ir muito longe, porque temos qualidade para bater qualquer equipa", concluiu.


O Fernando marca a diferença"

Fernando acabou a época passada em declínio exibicional e até pediu para sair. Os rumores alimentaram grande parte do defeso, mas o mercado está quase a fechar e a realidade é que o Polvo continua no FC Porto. Porém, com uma enorme diferença: perdeu a titularidade para o compatriota Souza. No Mónaco, Fernando fez, finalmente, os primeiros 14 minutos da época, mas só porque o trinco titular estava exausto e pediu para sair mais cedo. Ainda assim, Souza não admite que tenha conquistado o lugar ao compatriota por quem mostra enorme respeito. "O Fernando está cá há quatro épocas e domina a posição de trinco. Aprendi muitas coisas com ele", referiu, lançando um desafio pessoal para os próximos jogos. "Quero muito mostrar aos adeptos e a mim mesmo que sou uma boa alternativa, que tenho condições de estar em campo quando o Fernando não puder jogar", atirou. Contudo, Souza só diz que será dono da posição 6 na eventualidade da saída de Fernando. "Aí posso ocupar o espaço", frisou, explicando que não pode "desrespeitar o Fernando porque ser um amigo" e porque tem consciência que tudo pode mudar de um momento para o outro. "Tenho jogado esta época, mas amanhã pode ser ele e só tenho de respeitar porque, na verdade, ele marca a diferença", admitiu.



"Guarín tem muita qualidade e vamos continuar a respeitá-lo"

O minuto 39' marcou a Supertaça Europeia. Foi nesse momento que Guarín tentou sair em construção entre dois adversários e acabou por atrasar a bola na direcção de Messi, isolando-o na cara de Helton. O resto é história, dezenas ou centenas de vezes repetidas pelos relvados de todo o mundo: o argentino não perdoou e o Barcelona passou para a frente do marcador. "No futebol estamos sempre sujeitos à infelicidade. Tivemos a nossa e eles marcaram. Insisto que com um empate ao intervalo o jogo teria sido outro. Mérito para eles", disse. O azar de Guarín desequilibrou um jogo em que o FC Porto controlava, mas ninguém apontou o dedo ao colombiano. Aliás, revelou Souza, o assunto nem foi tocado ao intervalo. "Não dissemos nada porque todos sabemos que pode acontecer a qualquer um que esteja dentro do campo. Ele sabia que tinha e que tem o apoio de todos. O Guarín tem muita qualidade e vamos continuar a respeitá-lo como sempre", assegurou.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: