terça-feira, 13 de setembro de 2011

F.C. Porto-Shakhtar (antevisão): o regresso do hino dos milhões

Dragões regressam à «prova milionária» depois de um ano de interregno e têm pela frente o sempre perigoso Shakhtar Donetsk.

O F.C. Porto está de regresso à Liga dos Campeões, depois de um ano de interregno. O primeiro adversário é o perigoso Shakhtar Donetsk, líder do campeonato ucraniano. O embate tem lugar pelas 19h45 desta terça-feira. O Dragão vai voltar a ouvir o famoso hino dos milhões.

O momento

F.C. Porto
Barcelona à parte, o F.C. Porto é uma equipa 100 por cento vitoriosa neste arranque da temporada. A troca de treinador e a perda de Falcao ainda não tiveram efeitos colaterais no trilho que a equipa vinha traçando deste a época passada. Depois de quatro triunfos em outros tantos jogos da Liga e da conquista da Supertaça Cândido Oliveira, Vítor Pereira parte para um dos principais desafios da temporada: a Liga dos Campeões. Chega com o estatuto de vencedor da Liga Europa e de cabeça-de-série, o que pesa sempre. A palavra volta a estar do lado azul e branco.

Shakhtar Donetsk
Os ucranianos são uma das equipas da moda na Europa. Com um crescimento sustentado, venceram a última edição da Taça UEFA e vão obtendo boas participações na Liga dos Campeões. Com sete brasileiros e mais um naturalizado croata (Eduardo), a equipa vai conquistando êxitos internos- lidera o campeonato a par do Dínamo Kiev, ao fim de nove jornadas- e tenta, agora, o sucesso europeu. O presidente até fala em ganhar a Champions...

As ausências

F.C. Porto
Guarín e Rolando foram expulsos na Supertaça europeia e cumprem um jogo de castigo. Sapuranu voltou lesionado da selecção romena e ainda não recuperou.

Shakhtar Donetsk
Rat e Chygrynskiy são as grandes dúvidas. Os dois jogadores voltaram à competição no último fim-de-semana, depois de paragem por lesão e Lucescu não esclareceu na conferência de imprensa se o regresso terá continuidade.

Discurso Directo

Vítor Pereira (F.C. Porto): «Depois de grande sucesso na Liga Europa vamos ter uma competição mais exigente, com um nível mais alto. Acredito que estamos a crescer como equipa, que vamos ser mais agressivos, acredito nos meus jogadores e acredito estarmos preparados para estar à altura desta Liga dos Campeões.»

Mircea Lucescu (Shakhtar Donetsk): «Jogando fora, vamos ter uma postura mais defensiva e tentar tirar partido da nossa velocidade nas transições. Vai ser um jogo espectacular e importante para as decisões do grupo.»

Histórico de confrontos:
F.C. Porto e Shakhtar Donetsk só por uma vez se encontraram em jogos oficiais. Foi na caminhada portista até à primeira final europeia da história do clube, em Basileia, na Taça das Taças de 1983/84. Os dragões levaram a melhor nos quartos-de-final, vencendo em casa por 3-2, depois de estarem a perder por 2-0, e empatando na Ucrânia, a uma bola.

Equipas prováveis
F.C. PORTO: Helton; Fucile, Otamendi, Maicon e Alvaro Pereira; Fernando, João Moutinho e Belluschi; Hulk, Kléber e James Rodríguez.

Outros convocados: Bracalli, Mangala, Defour, Souza, Varela, Cristian Rodríguez e Djalma.

SHAKHTAR DONETSK: Rybka; Srna, Rat, Chygrynskiy e Rakitskiy; Mkhitaryan, Fernandinho, Jadson e Douglas Costa; Luiz Adriano e Dentinho.

Outros convocados: Pyatov, Kryvtsov, Kucher, Shevschuk, Willian, Gai, Kobin, Alex Teixeira, Hubschman, Eduardo e Seleznyov.

in "maisfutebol.iol.pt"

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Ela aí está, a prova rainha da UEFA, a Champions League. O F.C.Porto, melhor clube português e que mais participações tem na prova, inícia amanhã a 16ª, defronta os ucranianos do Shakhtar, clube que traz belas recordações, quando, na já longuínqua época de 1983/84 e para os quartos-de-final da falecida Taça das Taças, o defrontamos e eliminamos - na altura não se chamava Shakhtar, mas Shaktior Donetsk e os resultados foram, 3-2 nas Antas, 1-1 na Ucrânia.
Era o nascimento do F.C.Porto como grande clube europeu, um clube que daí para a frente ousou e ganhou coisas muito importantes, tornando-se naquilo que nessa altura era apenas um sonho, de muito poucos, o clube português com mais títulos internacionais. Também o Shakhtar mudou muito e não foi só no nome. De equipa praticamente desconhecida em 1984, os ucranianos são, neste momento, uma das mais fortes equipas europeias, uma equipa recheada de belíssimos jogadores, muitos brasileiros, dos melhores - Jadson, L.Adriano, Douglas Costa, por exemplo -, um treinador experiente e competente, M.Lucesco. Portanto, apesar da história do F.C.Porto frente a equipas da Rússia ou das suas ex-repúblicas, ser francamente positiva, só um bom Porto, um Porto das grandes noites europeias, pode aspirar a ganhar e iniciar da melhor maneira uma prova onde tem grandes responsabilidades e quer chegar longe. O ensaio geral frente ao V.Setúbal, deu boas indicações, indicações que esperamos ver confirmadas amanhã, 19:45, no mais belo estádio do mundo. Estarei lá e espero, no mínimo, tanta gente como no encontro com a equipa sadina... A equipa precisa e merece o nosso apoio.

Abraço

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

O FC Porto hoje defronta um adversário complicado.

O Shakthar é uma equipa que nos últimos anos tem vindo a impor-se no futebol europeu (11ª. no ranking), tendo conquistado uma Taça Uefa em 2009, e na época passada apenas foi afastado pelo Barcelona nos quartos de final da champions.

Tem um treinador muito experiente- Lucescu, e conta no plantel com jogadores brasileiros de grande qualidade, tais como Jadson, Fernandinho e Luiz Adriano. Trata-se de uma equipa que tem conseguido manter o mesmo plantel nos últimos anos, com rotinas de jogo bem delineadas. Circulam muito bem a bola, com todas as qualidades do futebol brasileiro aliadas ao futebol típico das equipas da ex URSS.

O FC Porto é favorito. Mas nós adeptos teremos de ser pacientes, e apoiar a equipa, naqueles momentos em que o ucranianos nos colocaram a "correr atrás da bola".

Temos uma baixa de peso na defesa - Rolando, mas Otamendi está de regresso para comandar a defensiva.

Há uma incógnita no meio-campo. Irá Vítor Pereira privilegiar a presença do mais experiente e defensivo Fernando ou colocar Defour que fez um fantástico jogo diante do Setúbal?!

Eu colocaria Defour. Moutinho e o belga são dois jogadores fortes na recuperação, e no controlo de posse de bola.

Espera-se muito público no Dragão para arrancar com uma vitória na Champions. Se vencermos os 3 jogos em casa, mais um outro fora o apuramento estará garantido.

Abraço

Paulo


pronunciadodragao.blogspot.com