sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Mais novo e virado à esquerda


Fechou o mercado, acabaram as especulações: Vítor Pereira vai atacar a primeira metade da temporada com 26 jogadores. Em Janeiro chega Danilo. Olhando para o plantel portista que sobreviveu às investidas do defeso percebe-se que tem mais sotaque - perdeu três portugueses e ganhou três brasileiros -, mais extremos e mais esquerdinos - só laterais são três.
Além disso é um grupo mais novo quase um ano (a média de idades passou de 24,4 para 23,8), o que acaba por ser significativo atendendo a que os 18 atletas que transitam da época passada estão, naturalmente, mais velhos. O meio-campo é o único sector que envelheceu um pouco. Acrescente-se ainda que o grupo de trabalho está ainda mais alto um centímetro e perdeu para cima de três quilos.
Ao contrário do que era expectável, não chegou mais nenhum ponta-de-lança pelo que as atenções voltam-se de novo para Kléber, que terá sobre os ombros a responsabilidade de suceder a Falcao. Walter mantém-se na sombra, como alternativa, à espera de convencer a plateia azul e branca. Nas alas há mais opções porque chegaram Iturbe e Djalma e só saiu Mariano.
No meio-campo registou-se apenas a troca de Rúben Micael por Defour, levantando-se uma dúvida para Vítor Pereira esclarecer nos próximos tempos: James Rodríguez vai jogar encostado à linha ou no miolo, como falso 10? Ficou ainda evidente nos primeiros jogos oficiais que a concorrência apertou na posição 6 que, para já, pertence a Souza.
As alternativas no eixo da defesa também ganharam peso porque saiu Sereno, que passou a época passada entre a bancada, o banco e as adaptações à lateral, e chegou Mangala, um jovem é certo, mas internacional sub-21 por França e que custou 6,5 milhões de euros.
Nas laterais, ficou tudo na mesma à direita e na esquerda há mais um concorrente para o lugar: Alex Sandro. E Álvaro Pereira acabou mesmo por ficar no Dragão, apesar da novela que animou o defeso e que o dava como certo no Chelsea de Villas-Boas. Na baliza, confirmou-se o que O JOGO escreveu em primeira mão: Kadú é o terceiro da hierarquia e Beto saiu.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: