sexta-feira, 2 de setembro de 2011

«Walter precisa do carinho dos adeptos»


Brasileiro ficou de fora da lista para a Liga dos Campeões. Amigos dizem que ele não está bem psicologicamente por causa de um drama familiar e pedem todo o apoio.


A lista de jogadores enviada pelo F.C. Porto para a UEFA carrega várias surpresas. Há uma, porém, maior do que as outras: Walter ficou de fora, o que obriga Vítor Pereira a encarar da Champions só com um avançado de raiz, o também brasileiro Kléber. Ora por isso, a dúvida: o que se passa?

Maisfutebol procurou a resposta junto de duas pessoas próximas, um dos representantes e um amigo de longa data. A opinião é unânime. «O Walter está a passar por uma fase difícil, psicologicamente ele não está bem e fisicamente também não pode estar bem», contou o empresário Tavinho Fonseca.

Por detrás, contou A Bola, está um drama familiar: a filha de Walter nasceu prematura, com seis meses, e está internada num hospital do Porto. «A esposa está bem, mas a menina terá de ficar internada até ao fim do mês. Está aí a sogra para ajudar», adianta o amigo Humberto Rimoli.

A situação arrasta-se há dois meses. «Todos nós, que somos amigos dele, estamos a sofrer, mas ele está a viver esta situação por dentro. É muito difícil. Tem sofrido e tem tido um grande desgaste mental. A única solução é dar tempo. Só o tempo pode curar esta situação e fazer voltar tudo ao normal.»

A ajuda dos amigos tem sido constante: ambos têm falado com Walter regularmente. «Ele é um jovem de 21 anos e é o primeiro filho que tem, por isso é normal que não consiga manter a cabeça fria», adianta Humberto Rimoli. «Os problemas infelizmente perseguem-no. Nem sabemos como acontece.»

Ora na óptica do empresário, o avançado percebe a exclusão da lista para a Liga dos Campeões. «Ele sente que tinha condições para estar nessa lista, e ficou chateado por não estar. Mas entende as opções do treinador. Importante nesta fase é assentar as ideias e limpar a cabeça», sublinha.

«Psicologicamente ele não está bem, e fisicamente também não. Por isso sabe que o importante é deixar o tempo passar, resolver todo esse drama, levar a filha para casa e começar a treinar bem. Só quando a cabeça estiver boa é que o corpo vai responder como deve. Ele sabe que precisa de tempo.»

«Ele não fez muita força para sair do F.C. Porto»

A presença de Walter, de resto, esteve presa até ao último instante. «Houve o interesse do St. Etiènne e do Bordéus, mas o F.C. Porto não aceitou nenhuma das propostas que foram apresentadas. Foram negociações muito em cima da hora de fecho do mercado e não houve entendimento entre os clubes.»

O jogador, adianta Tavinho Fonseca, não ficou chateado. «Também houve sondagens de clubes brasileiros. Mas o Walter não fez força para sair, não ia ser bom. Ele até podia ir, mas a cabeça dele ficava no Porto, a filha concentra as preocupações. Assim ele tem tempo para reflectir e ficar perto da família.»

Enquanto isso o F.C. Porto avança para a Liga dos Campeões só com um avançado de raiz. Uma situação que Tavinho Fonseca diz que será temporária. «O Walter vai recuperar-se e vai estar em boas condições para lutar por um lugar no F.C. Porto. Na próxima fase da Liga dos Campeões ele será opção.»

Pelo caminho apoiam o amigo. «Ele não é rebelde. Teve problemas aqui no Brasil, mas não foi ele que os procurou, a culpa foi do treinador Jorge Fossati. Foi para o Porto com muita ilusão e continua a querer ser feliz aí», referiu Humberto Rimoli. «As pessoas do F.C. Porto têm de o apoiar nesta fase difícil.»

Tavinho Fonseca assina por baixo, e vai mais longe. «O Walter precisa de muito carinho. Precisa de toda a ajuda possível. Os adeptos são importantes, são a segunda família e precisam de apoiar o ser humano, de lutar ao lado dele, porque ele também vai lutar para voltar cheio de força e dar-lhe alegrias.»



in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: