sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Álvaro Pereira: "Renovação é um incentivo e uma retribuição"


Não foi fácil quebrar o silêncio de Álvaro Pereira. O lateral impôs-se um período de contenção verbal, ainda abalado pelas questões que se levantaram no defeso em torno do seu comprometimento com o FC Porto. O Palito tem preferido responder em campo, mas fora dele também deixou um sinal importante, concordando esticar o seu vínculo com os dragões por mais um ano, até 2016. No Uruguai, onde iniciou, com a selecção vencedora da Copa América, a caminhada para o Mundial do Brasil, acabou por aceitar, após grande insistência, passar em revista os últimos meses. Um virar de página de quem não admite ver o seu profissionalismo questionado e que falou a O JOGO para pôr uma pedra sobre o tema Chelsea.
Depois de um defeso em que pareceu estar na iminência de sair do clube, acabou não só por ficar no FC Porto como aceitou ainda renovar o seu contrato. Porque o fez?
Estou muito contente por isso. Sinceramente sinto-me muito confortável e feliz no clube, e esta renovação é um incentivo e uma retribuição por tudo o que dou ao FC Porto no dia-a-dia. Não foi fácil superar algumas situações, porque se falou muito, disseram-se muitas coisas, sobretudo na Imprensa. Houve muitos comentários, mas a verdade é que não só fiquei como ainda acabámos por renovar o vínculo, o que, para mim, é algo transcendente.
Mas é público que houve um interesse do Chelsea, aliás concretizado em propostas que o FC Porto rejeitou. Não ficou magoado pela transferência abortada?
Sempre mantive a calma em todo o processo. Acima de tudo, fiquei contente com o interesse de um clube tão importante; acho que é algo que significa que estamos a trabalhar bem. Vejo o que se passou como um estímulo para continuar a trabalhar da mesma maneira - só assim continuarei a ser falado. Quando um profissional é mencionado e valorizado, acho que tem de ficar contente com isso. Não levei o que aconteceu como uma frustração, mas como algo lisonjeiro e que me diz que é este o caminho a seguir. É nisso que penso, mas acho que a minha renovação com o FC Porto diz tudo.
Foi campeão em Portugal, ganhou a Liga Europa e ainda se sagrou vencedor da Copa América. Há algum título que coloque em destaque?
Sinceramente superei todas as expectativas. Sempre tive o sonho de ganhar muitos títulos no futebol, mas o que tenho conseguido no FC Porto excede tudo. Todos os títulos que conquistei são importantes e deixam-me orgulhoso, e por isso devo muito ao clube. De qualquer forma, creio que ninguém me levará a mal se confessar que ganhar um troféu com a minha selecção é o máximo a que poderia aspirar. Por isso é que agora não podemos relaxar e temos de defender o que conquistámos com unhas e dentes, porque é inesquecível.
Com o que já conquistou no clube e na selecção, o que o faz correr?
Sempre que cá estiver, terei a cabeça a cem por cento com a selecção. Quero estar outra vez no Mundial, o que aconteceu em 2010 foi lindo, mas sonho com o Brasil em 2014 e sei que o caminho é longo. No FC Porto, também tenho muito para conquistar, mas não quero falar muito por agora.
Ganhou o gosto da vitória
e aponta ao Mundial'2014
Álvaro Pereira começou a jogar futebol numa equipa chamada Sete Estrelas. O seu percurso ganha notoriedade quando assina pelo FC Porto, passando a aliar títulos em Portugal e na Europa com êxitos pela selecção uruguaia. Agora está obcecado com o Mundial de 2014, onde conta chegar aos 29 anos de idade. "Estamos a provar que esta equipa está cada vez mais madura. Temos uma identidade de jogo e sabemos o que o treinador quer. Depois do que fizemos no Mundial da África do Sul e na Copa América, temos de lutar por objectivos altos", adiantou.

Um maratonista à prova de concorrência

Seja a defesa ou a médio, no FC Porto ou na selecção, Álvaro Pereira é imprescindível. Foi sempre assim. "Nunca me esqueço de que me estreei a profissional no Miramar Misiones e ainda fiz dois jogos no Estádio Nacional. Mas depressa saí para a Argentina [Quilmes] e descolei", recorda quem quer acabar a carreira no Cerro, clube do pai. No Dragão, não tem dado margem à concorrência, e nem os 9,6 milhões de euros pagos por Alex Sandro têm invertido a hierarquia à esquerda da defesa. Álvaro Pereira perdeu os quatro primeiros jogos oficiais da temporada, mas logo reclamou o seu lugar, ainda que sem o impacto que tem sido a sua imagem de marca no clube; aliás, viu amarelo em todos os quatro primeiros desafios que disputou esta época. Com o lateral ex-Santos com estreia marcada para amanhã, resta perceber se há argumentos para a concorrência.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: