sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Vítor Pereira abranda Iturbe antes da estreia


Iturbe prepara-se para a estreia oficial no FC Porto e Vítor Pereira tratou ontem de proteger o avançado, ao baixar as expectativas relativamente ao argentino. O treinador reconheceu-lhe qualidade, mas recordou também que é preciso "dar tempo" a um jovem que acabou de chegar à Europa. "É um jogador talentoso, mas vem de um contexto diferente do nosso. Está a evoluir para padrões mais europeus e a caminhar para jogar a este nível. Mas temos de ter em atenção que é um jovem; não podemos criar uma expectativa demasiado alta", referiu.
Apesar de Vítor Pereira não ter confirmado a titularidade de Iturbe, os últimos dias lançaram as pistas que faltavam para assumir que a estreia do novo menino bonito do Dragão vai mesmo acontecer amanhã, dia de estreia na Taça de Portugal. No entanto, o treinador do FC Porto insistiu na ideia de que pretende proteger o jogador, até como forma de lhe tentar retirar a pressão inerente à mais do que provável estreia. "Ele tem talento e muita qualidade, mas precisa de tempo para se encontrar com os colegas, com a equipa, até para que depois possa colocar todo o seu potencial ao serviço do colectivo. É isso que estamos a fazer no dia-a-dia, de uma forma tranquila e que possa permitir que, dentro de pouco tempo, ele possa acrescentar o seu talento a esta equipa", explicou.

"Garanto que vamos fazer um jogo sério"

Vítor Pereira preferiu não abrir o jogo sobre a equipa que vai apresentar frente ao Pêro Pinheiro, confirmando apenas que fará a "gestão necessária" e em conformidade com "o estado físico" dos 13 internacionais que estiveram nas selecções. O treinador assegurou que a sua equipa "não vai facilitar", até porque o objectivo para esta época é bem claro: "Queremos conquistar a quarta Taça de Portugal consecutiva. Por isso, garanto que vamos fazer um jogo sério e que estamos conscientes das dificuldades que iremos encontrar. O Pêro Pinheiro ainda não perdeu esta temporada e em casa só venceu; para além disso, vamos ter de nos adaptar a um relvado sintético e a uma bola diferente. Mas vamos entrar com uma equipa que nos garanta a vitória numa prova fundamental para nós." Vítor Pereira aproveitou ainda a oportunidade para "elogiar o trabalho realizado na formação", depois de ter chamado vários jogadores dos sub-19 durante os últimos dias.n

Os múltiplos elogios a James

Depois de ter dito, há uns tempos, que não sabia até onde poderia chegar James Rodríguez, tendo em conta o seu enorme potencial, Vítor Pereira voltou ontem a deixar grandes elogios ao jovem colombiano depois da brilhante estreia que o extremo teve na selecção principal. "Não fiquei surpreendido com o que aconteceu. Quem trabalha todos os dias com o James e o vê a fazer aquilo que eu vejo não fica admirado. É um jogador muito talentoso e que evoluiu em alguns comportamentos do jogo que lhe permitem agora ser um jogador maduro. Apesar de ser jovem, chegou à selecção e jogou com uma grande autoridade", explicou o treinador.
Guarín, que dividiu a titularidade com James na partida disputada em La Paz, também deixou muitos elogios à exibição do companheiro de equipa. "O que ele fez na primeira parte foi algo de notável. Conheço-o muito bem, tem muito talento e estou certo de que nos vai ajudar muito na selecção. Ele está de parabéns pela exibição", afirmou o médio.
O pai de James, que também se chama James Rodríguez, confessou que foi com "grande emoção" que acompanhou a estreia do filho na selecção. "Ele esteve muito bem. É uma pessoa madura e séria. Apesar da juventude, já ganhou muitas coisas. Está tudo a acontecer rapidamente", referiu.

Os nomes de quem se fala

"Como chegou depois dos jogos na Selecção? Conheço-o desde sempre e sei que é um profissional sério, competente, um jogador de qualidade e experiente, que chegou aqui de uma forma natural para integrar os trabalhos da equipa".

Alex Sandro

"Tem trabalhado bem, está a evoluir e a sentir-se mais confiante. É um jovem com talento e que se está a adaptar ao nosso futebol, à equipa, e que dentro de pouco tempo estará num nível capaz de nos garantir o aproveitamento das suas qualidades".

Kelvin e Atsu

"Temos acompanhado com atenção os dois jogadores e continuaremos atentos às suas evoluções. São dois activos do clube, de grande qualidade, que apesar de jovens têm alguma coisa que já os distingue dos outros jogadores".

"As nossas vitórias incomodam"


Vítor Pereira comentou ontem a decisão do Ministério Público de deduzir acusação a Hulk, Sapunaru, Fucile, Cristian Rodríguez e Helton na sequência dos incidentes ocorridos no túnel do Estádio da Luz em 2009. Apesar de não se ter alongado em grandes explicações sobre o assunto, o treinador afirmou que este tipo de situações só acontecem devido ao "incómodo" provocado pelas sucessivas vitórias do FC Porto ao longo dos últimos anos. "Temos consciência do que ganhámos no ano passado... Aliás, temos consciência de que o que temos vindo a ganhar nos últimos anos causa algum incómodo. É um facto e temos a perfeita noção disso. Agora, também temos consciência de que os jogadores em questão são experientes e fazem parte de uma grande estrutura que saberá salvaguardar a sua imagem. Para além disso, estou certo de que eles também vão dar uma resposta desportiva à altura destes acontecimentos", afirmou o treinador do FC Porto, durante a conferência de Imprensa de ontem.
Ao contrário de Pinto da Costa, que recordou a agressão de Luiz Felipe Scolari ao sérvio Dragutinovic para falar de um tratamento diferenciado neste tipo de questões, Vítor Pereira preferiu não fazer comparações com outros casos semelhantes ou parecidos que ocorreram nas mais variadas actividades desportivas. "Sou treinador do FC Porto e a minha área é a do treino e jogo. Sobre isso posso falar do que quiserem. O departamento jurídico do FC Porto é que poderá responder em concreto a esse tipo de questões. Por isso, e sobre este assunto, preferia ficar-me por aqui."
Recorde-se que o Ministério Público acusou os cinco jogadores de crime de ofensa à integridade física, depois de o Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa ter dado como provado que os jogadores agrediram dois stewards, Ricardo Silva e Sandro Correia, após o jogo com o Benfica, que se realizou no final do ano de 2009.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: