sábado, 22 de outubro de 2011

F.C. Porto: vem aí o «carrasco» da Madeira


Nacional ainda é a equipa com mais vitórias no Dragão: três. Jokanovic é o único treinador que ganhou mais do que uma vez e deixa o palpite: dificilmente dará empate.


Benfica, Sporting, Chelsea ou Arsenal estão entre as equipas que já realizaram jogos suficientes no Estádio do Dragão para vencer, pelo menos, três vezes. Nenhuma conseguiu. A equipa que mais vence na casa do F.C. Porto é mesmo o Nacional! O emblema madeirense prepara a nona deslocação ao recinto portista com uma certeza: o estatuto de «carrasco oficial» ainda é seu.

De facto, até à vitória do Benfica nas meias-finais da Taça de Portugal, na época passada, nenhuma outra equipa tinha conseguido ganhar mais do que uma vez no Dragão (a outra foi com Ronald Koeman). O Nacional já somava três triunfos. Todos com estrondo.

O primeiro, em 2004/05, é também a maior goleada de sempre sofrida na nova casa do F.C. Porto ( 0-4). João Carlos Pereira, o treinador, quase que pediu desculpa no final pela ousadia. Começava a ganhar forma a «besta negra». Faltava entrar em acção o especialista: Jokanovic.

Ainda hoje é o único treinador a ganhar por duas vezes na nova casa do F.C. Porto. Em 2007/08 bateu uma equipa já campeã numa tarde de glória de Fábio Coentrão ( 0-3). No ano passado, para a Taça da Liga, causou a primeira derrota na época imaculada de Villas-Boas ( 1-2).

«É um orgulho, claro. Ganhar duas vezes num estádio como o Dragão não é fácil, mas, felizmente, em ambas conseguimos fazê-lo com todo o mérito. Tivemos a nossa oportunidade e não a desaproveitámos», lembra Jokanovic, em conversa com oMaisfutebol.

E, afinal, o que tem o Nacional de especial para ostentar o título de «carrasco-mor» no Dragão? «Talvez alguma sorte (risos). Ganhar três vezes é muito bom e ajuda a motivar a equipa para as outras vezes que lá tem de ir. Mas o F.C. Porto nem deve ligar muito a isso», afirma.

«F.C. Porto não está bem, mas pode acordar»

A tradição no futebol tem cada vez menos peso. O F.C. Porto até já bateu o Nacional em casa depois da derrota para a Taça da Liga e Jokanovic não acredita que o histórico pese: «Os jogadores nos grandes estão sempre a mudar. Chegam os novos que não estão identificados com essa tradição e só pensam em entrar e jogar.»

Ainda assim, a visita do Nacional ganha outra carga quando contrabalançada com o momento interno dos campeões nacionais.

«É super-difícil antever este jogo. É verdade que o Porto passa uma fase menos boa, mas as equipas grandes podem acordar de um momento para o outro e quando acontece não dão hipóteses. O Nacional não tem nada a perder. O Porto é que se não ganha, aí sim, a coisa complica-se», considera.

Jokanovic entende que para o Nacional é melhor encontrar o F.C. Porto nesta altura do que numa fase positiva. «Eu prefiro assim, mesmo sabendo que podem acordar. Quando vêm embalados numa série de vitórias é muito mais difícil. O F.C. Porto não tem o jogo do ano passado, está muito lento, é tudo devagarinho», opina.

«Vai ser um jogo interessante de se seguir», resume o treinador sérvio, que volta ao histórico de confrontos para deixar uma possível dica aos adeptos das apostas. «É verdade que o Nacional ganhou três vezes, mas, se reparar, nunca empatou: ou ganha ou perde», conclui.

Derrotas caseiras do F.C. Porto 

3 triunfos: Nacional (João Carlos Pereira e Jokanovic (2))

2 triunfos: Benfica (Ronald Koeman e Jorge Jesus)

1 triunfo: Boavista (Jaime Pacheco), Beira-Mar (Manuel Cajuda), Sp. Braga (Jesualdo Ferreira), Artmedia Bratislava (Vladimir Weiss), Atlético (António Pereira), Estrela da Amadora (Daúto Faquirá), Sporting (Paulo Bento), Dínamo Kiev (Yuriy Semin), Leixões (José Mota), Manchester United (Alex Ferguson), Chelsea (Carlo Ancelotti) e Sevilha (Gregorio Manzano). 



in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: