sábado, 22 de outubro de 2011

Primeiro frente-a-frente


Kléber ou Walter? Este será um dos dilemas, provavelmente o maior, que Vítor Pereira terá de resolver para a partida de amanhã com o Nacional. Será que o treinador vai optar por manter a aposta em Kléber, que ficou em branco no regresso à competição, ou voltará a apostar em Walter, autor de cinco golos nos últimos dois jogos que realizou? Se não houver nenhuma novidade na conferência de Imprensa que Vítor Pereira dará hoje - o treinador nunca revelou as suas escolhas por antecipação -, a dúvida vai manter-se até à hora do encontro, isto apesar de as parcas indicações apontarem para o reforço da aposta no avançado que tem merecido a confiança desde o arranque da época. Certo, para já, é que este é o primeiro verdadeiro frente-a-frente entre os dois jogadores, depois de ter ficado para trás uma intermitência muitas vezes forçada pelas mais variadas contingências.
Expliquem-se então essas variáveis que nunca colocaram os jogadores em disputa directa pelo lugar. Numa primeira fase, provavelmente devido aos tão afamados problemas familiares, Walter foi preterido por Vítor Pereira, percebendo-se agora, como o próprio treinador já reconheceu, que tudo se deveu à baixa produção do brasileiro no trabalho diário. Kléber avançou então para a titularidade e para os golos, apresentando-se como o primeiro sucessor de Falcao no centro do ataque do campeão nacional. O problema é que, entretanto, Kléber lesionou-se e Walter, resolvidos os problemas familiares, entrou a matar no onze inicial, primeiro com um golo importante apontado frente à Académica, e depois com mais quatro marcados na vitória robusta sobre o Pêro Pinheiro.
Kléber recuperou e Walter saltou do onze no jogo com o APOEL, mas apenas porque não se encontra inscrito na Liga dos Campeões. Amanhã, no entanto, Vítor Pereira terá finalmente os dois pontas-de-lança do plantel disponíveis e, aparentemente, em boas condições físicas para se anunciarem como candidatos a um lugar no onze inicial. Falta confirmar o escolhido..
A grande maioria das opiniões recolhidas por O JOGO junto de adeptos do FC Porto oferecem a titularidade a Kléber, uma vantagem que o brasileiro perde quando a análise passa para o campo meramente estatístico. Nesse particular, Walter ganha ao compatriota em todos capítulos, mesmo contabilizando apenas os jogos realizados esta época no campeonato: Walter precisa de menos tempo para marcar, para ter uma intervenção com bola, sofrer uma falta, fazer um passe ou até um remate.
No plano teórico, e até por ser o único ponta-de-lança do plantel inscrito na Liga dos Campeões, Vítor Pereira deverá oferecer a titularidade novamente a Kléber.

Inquérito VIP

1

Quem escolhia para jogar no centro do ataque do FC Porto no jogo com o Nacional: Kléber ou Walter?

2

Além da questão do ponta-de-lança, faria mais alguma alteração na equipa inicial para esta partida?

Manuel Serrão

Empresário
1
Estando bem fisicamente, joga sempre Kléber, embora ele não possa fazer milagres... Também gosto de Walter, tem correspondido, mas prefiro Kléber.
2
Não fazia alterações e a explicação é simples: os jogadores que defrontaram o APOEL são os melhores do FC Porto. Estando todos em condições físicas, jogam aqueles.


José Guilherme Aguiar

Advogado
1
Mantinha a aposta em Kléber, tendo em conta que é o único ponta-de-lança que está inscrito na Champions. Entendo que a equipa deve ter alguma continuidade.
2
Limitava-me a mexer no meio-campo. Guarín e João Moutinho parecem-me extremamente fatigados nesta altura e eu lançaria, neste jogo, Defour e Belluschi.

Miguel Guedes

Músico
1
Seria injusto tirar Kléber depois de um jogo em que não teve bola. Não é aí que residem os problemas deste FC Porto, penso que estão noutro lado.
2
Metia Belluschi e tirava Guarín, porque fabrica mais jogo e traz outra criatividade numa altura em que até João Moutinho reconhece estar um pouco apagado.

Rui Moreira

Empresário
1
Apostava em Kléber, porque a última coisa de que precisamos a seguir ao jogo com o APOEL é criar problemas psicológicos a jogadores com que contamos na Champions.
2
Faria sentido trocar Guarín por Belluschi e tirar Otamendi e meter Maicon, até por uma questão de promover uma certa rotatividade, que não está a acontecer.

Álvaro Magalhães

Escritor
1
Optava por Walter, porque é mais maduro, mais completo, embora seja um avançado mais lento e menos ágil. Mas sabe ocupar melhor os espaços.
2
Devia jogar Defour em vez de Moutinho, que não funcionou contra o APOEL. Guarín está lento, trapalhão e erra muitos passes; era preferível Belluschi.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: