quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Guarín: o hábito de hibernar


O rendimento de Guarín ao longo das últimas épocas - entrou agora na quarta - é estranho; aliás, estranhíssimo, tal a inconstância que teima apresentar. Depois de uma segunda metade de temporada de grande nível com Villas-Boas, o médio voltou a entrar nesta aos solavancos e sem a explosão que o tinha transformado num dos imprescindíveis do FC Porto. Ao longo dos tempos, os aplausos das bancadas, rapidamente passam a assobios. E vice-versa.
Afinal, o que se passa com Guarín? Numa análise mais detalhada do percurso do médio chega-se facilmente a uma conclusão: Guarín surge melhor na recta final das temporadas. Foi assim com André Villas-Boas, mas também na última de Jesualdo Ferreira. Aliás, e ao contrário do que aconteceu este ano, Guarín só assumiu, em definitivo, o estatuto de titular na segunda metade das duas últimas épocas, sobretudo a partir de Março, altura em que se apresentou sempre num nível elevado. Os números provam a tese: dos 21 golos marcados mais de metade (12) aconteceram depois desse mês. É verdade que os golos - e as boas exibições - são uma consequência da maior frequência de jogos, mas o contrário também pode ser válido. A prova está na actualidade: nos nove jogos com Vítor Pereira, sete a titular, o médio só marcou uma vez, em Coimbra. É caso para dizer que Guarín costuma hibernar até Março. Será que a história vai repetir-se?

Meio-campo sempre em alta rotação

Depois da resposta da equipa no jogo com o Nacional, surge agora a dúvida: que meio-campo irá apresentar Vítor Pereira frente ao Paços de Ferreira, em vésperas de um confronto decisivo no Chipre para a Liga dos Campeões? Belluschi e Defour corresponderam no regresso à titularidade, no dia em que Guarín e Moutinho se sentaram no banco de suplentes, depois de uma exibição menos conseguida, precisamente, na recepção ao APOEL. No entanto, Vítor Pereira fez questão de reforçar a ideia de que mantém a confiança intacta nos dois "suplentes", ao chamá-los na segunda parte do encontro com o Nacional. Resta saber o que se segue.
12
Guarín marcou 21 golos desde que chegou ao FC Porto - número bem simpático -, mas 12 aconteceram só depois do mês de Março. Aliás, o colombiano tem apenas quatro golos marcados na primeira metade da temporada, sendo que um deles aconteceu já esta época, em Coimbra.
115
Ao longo das últimas épocas - Guarín entrou agora na quarta - o médio participou num total de 115 jogos pelo FC Porto, dos quais apenas 58 na qualidade de titular. Este ano foi titular em sete dos nove jogos em que participou.
44
Durante as últimas três épocas, e sem contabilizar a actual, Guarín foi titular em 17 ocasiões até ao final do ano e 34 nas segundas metades das temporadas, ou seja, o dobro. Os números mostram que o colombiano ganha preponderância na equipa nos últimos meses das temporadas.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: