quarta-feira, 26 de outubro de 2011

«Vamos dar resposta que orgulhe o universo portista»

Vítor Pereira denota satisfação pelo actual registo do F.C. Porto, abrindo de qualquer forma espaço para uma melhoria exibicional a breve prazo. Ao longo da conferência de imprensa desta quarta-feira, o treinador deixou várias promessas nesse sentido.

«O plantel está com consciência total das dificuldades, depois de uma época em que se ganhou tudo. Estamos conscientes mas confiantes na grande qualidade que temos, no talento dos jogadores e na qualidade do trabalho», começou por dizer.

Sem questões sobre um eventual desagrado dos adeptos, Vítor Pereira promete elevar a fasquia: «Podemos melhorar a nossa qualidade de jogo e vamos dar a resposta que os nossos adeptos esperam. São eles que estão sempre ao nosso lado, merecem toda a nossa dedicação.»

«Vamos dar uma resposta que orgulhe o universo portista», reforçou o treinador do F.C. Porto, mais à frente.

Vítor Pereira reconhece o equilíbrio actual a Liga: «O que este campeonato tem evidenciado é que, ao contrário da época passada, vai ser competitivo, difícil, em que a regularidade e a consistência vão determinar o vencedor.»

«O F.C. Porto vive de colectivo. Há muitos jogadores que têm enorme importância mas o foco não está virado para eles, as análises centram-se muito nos que marcam, nos que assistem. Se o colectivo não for forte, as individualidades apagam-se rapidamente», disse o técnico, pelo meio. Esta tem sido a mensagem recorrente: o importante é o colectivo.




Vítor Pereira contra o cunhado: «Não temos falado»

«Somos dois profissionais, um que defende o F.C. Porto e outro que defende o Paços», diz o técnico


Vítor Pereira, treinador do F.C. Porto, fez nesta quarta-feira a antevisão do embate com o Paços de Ferreira. A formação portista recebe os castores na próxima sexta-feira (20h15), em jogo que será dirigido por Hugo Miguel, árbitro da A.F. Lisboa.

«Será um adversário que já tive a oportunidade de observar com cuidado, mais que uma vez. Parece-me ser uma equipa organizada e que, com os últimos resultados, ganhou consistência e espírito de equipa. Esperamos dificuldades mas estaremos preparados para as ultrapassar», começou por dizer.

O F.C. Porto contabiliza 20 pontos e está na liderança da Liga, em igualdade pontual com o Benfica, enquanto o P. Ferreira ocupa a 11ª posição, com sete pontos conquistados em oito jornadas. Vítor Pereira espera nova resposta à altura: «As vitórias trazem confiança e a confiança traz a qualidade. Isto vem tudo por consequência e qualidade vai crescendo dentro desta interligação das coisas.»

Curiosamente, o treinador portista vai defrontar o seu cunhado, Luis Miguel. O sucessor de Rui Vitória no Paços de Ferreira sentiu algumas dificuldades iniciais mas garantiu um par de vitórias nos últimos compromissos.

«O meu cunhado é um amigo, temos uma amizade muito grande mas somos dois profissionais. Um que defende o F.C. Porto e outro que defende o Paços. Eu vou querer ganhar, ele também, e só depois do jogo a nossa relação pessoal virá de novo ao de cima. Não temos falado esta semana», garantiu Vítor Pereira.

O F.C. Porto concentra atenções na recepção ao Paços, evitando poupança de esforços antes da decisiva visita ao Apoel de Nicósia. «O Porto neste momento está complemente focado no P. Ferreira. Não estamos a pensar no Apoel, nos jogos que vem a seguir, em outras competições. Teremos de dar uma resposta ao nosso melhor nível. Atenção máxima para este próximo jogo», pediu o técnico, garantindo ainda que Fucile está em condições para o jogo de sexta-feira.

Fucile já trabalha sem limitações. Esta manhã, restavam dois elementos ao cuidado do departamento clínico. Iturbe manteve-se em tratamento, enquanto Emídio Rafael está em repouso. O lateral foi novamente operado e não deve jogar esta época.




Vítor Pereira «com mais certezas que dúvidas»

Goleada do F.C. Porto ao Nacional deixou o técnico mais esclarecido quanto às suas opções.


Vítor Pereira fez várias alterações no «onze» para a recepção ao Nacional e o F.C. Porto acabou por golear (5-0). A luta pela titularidade parece muito acesa, mas o técnico portista diz que o encontro com a equipa madeirense permitiu confirmar a validade da aposta em outros nomes.

«Fiquei com mais certezas do que dúvidas. A equipa deu uma resposta à altura do jogo. Tenho um plantel com muita qualidade, e só tenho de gerir da melhor forma o momento deles, e escolher aqueles que podem dar a melhor resposta para cada jogo», respondeu o técnico, na antevisão do jogo com o Paços de Ferreira, da 9ª jornada da Liga.

A goleada não silenciou todos os críticos mas permitiu à equipa de Vítor Pereira afirmar-se com um dos melhores ataques do F.C. Porto das últimas décadas.

«O nosso trabalho incide no bom jogo, no jogo de posse, que tem por objectivo criar situações de golo. É o resultado natural de quem pensa primeiro em atacar, de quem quer estar primeiro no meio-campo do adversário. Pensamos o jogo do ponto de vista ofensivo. Assim, é natural que os golos surjam, não só através dos pontas-de-lança, mas pelo jogo colectivo», frisou o técnico.




Vítor Pereira: «Fiquei orgulhoso por Villas-Boas»

Actual treinador do F.C. Porto aplaudiu de pé a entrega do «Dragão de Ouro» ao antecessor.


Vítor Pereira ficou orgulhoso com a entrega do Dragão de Ouro a André Villas-Boas, na passada segunda-feira. O actual técnico do F.C. Porto, que aplaudiu esse momento de pé, entende o prémio como um reconhecimento do trabalho desenvolvido em 2010/11, e para o qual contribuiu.

«Revi um amigo, um profissional muito competente, que nos liderou na época passada, para muitos sucessos. Fiquei orgulhoso pela atribuição do dragão de ouro», começou por dizer o antigo adjunto de Villas-Boas, acresentando: «É o reconhecimento individual mas também colectivo do trabalho que se fez, e que resultou num grande sucesso.»

Na antevisão do embate com o P. Ferreira, Vítor Pereira não procurou fugir ao tema da semana portista. «Este clube tem uma história de sucessos, e foi um ano histórico. Todos ficámos orgulhosos pelo reconhecimento que o clube teve perante o nosso líder. Foi com imenso prazer e gosto que o vi receber o Dragão de Ouro», acrescentou.

O actual treinador gostaria de receber idêntica distinção, na próxima época? Com uma resposta voltada para o colectivo, como sempre, Vítor Pereira disse o seguinte: «A festa foi muito bonita e premeia aqueles que se distinguiram por mérito, dedicação e trabalho na época anterior. Muitos destes Dragões premeiam individualidades que surgem do colectivo, traduzem o trabalho de muita gente que não se vê.»

«O clube gosta de reconhecer aquelas individualidades que têm um espírito Porto. Esperamos, esta época, corresponder com resultados para sermos todos, como equipa, merecedores da atribuição dos Dragões de Ouro, no próximo ano», rematou, sem falar na primeira pessoa do singular. Nós, nunca eu.



in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: