quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Villas Boas deu injecção de moral ao grupo no Coliseu

Até poucos minutos antes de André Villas Boas entrar no Coliseu do Porto para a gala dos Dragões de Ouro eram mais as dúvidas do que as certezas sobre a presença do treinador.

A dúvida, aliás, animou conversas de café, tanto como a sua presença e o abraço a Pinto da Costa vão animar nos próximos dias. Se havia uma zanga, as pazes estão feitas, mas ainda assim há quem não concorde com esta distinção do clube ao treinador que só não ganhou a Taça da Liga, na última temporada.

Se alguém estava à espera de uma vaia monumental quando Villas Boas subiu ao palco, enganou-se. Só se ouviram palmas, sorrisos, enfim, uma estrondosa homenagem ainda feita de azul e branco (afinal, também as cores do Chelsea...), merecida, e por ser merecida foi apadrinhada por Pinto da Costa, que lhe entregou nas mãos o Dragão de Ouro. O treinador do ano tem o nome escrito na história portista.

Quando se rendeu aos milhões de Abramovich, muitos portistas ficaram desiludidos, zangados, e basta fazer uma viagem por alguns blogs de adeptos e de grupos mais ou menos organizados para se perceber que não há quem lhe perdoe ter saído do Dragão para Stamford Bridge. Mas a realidade da indústria que é hoje o futebol acaba por sarar feridas, pelo menos as que foram abertas entre os responsáveis portistas e o jovem treinador. A transferência foi um negócio (15 milhões de euros pela sua libertação, nunca um treinador custou tanto a um clube ou a um qualquer Abramovich...).

A oportunidade

Há quem discuta ainda a oportunidade desta homenagem a Villas Boas, quando Vítor Pereira ainda não convenceu os portistas. As fracas exibições dos dragões nos últimos encontros (principalmente no jogo com o APOEL, para a Champions) trazem os adeptos desconfiados. Villas Boas é ainda uma sombra do seu antigo adjunto, que terá muito que trabalhar para se livrar da memória que os dragões têm, memória recente, porque a última temporada foi histórica e não sai da cabeça com um estalar de dedos.

Sem que tenha sido essa a intenção, porque a distinção já foi decidida há cerca de um mês, o facto é que a presença, para muitos inesperada, de André no Coliseu pode ter um efeito positivo.



in "abola.pt"

Sem comentários: