quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Juan Iturbe : «É uma jóia valiosa, está preparado»


Walter Perazzo e Leonardo Astrada, últimos treinadores antes da chegada ao Dragão, analisam a situação do argentino no F.C. Porto. «Vale a pena esperar»


O talento aguenta, incubado, longe de avaliações apressadas e pressões insustentáveis. Mil cuidados envolvem a gestão de Juan Iturbe. Um pouco à imagem do ocorrido com James Rodríguez na pretérita temporada. O processo é comum e compreensível, se nos lembrarmos que envolve um menino de 18 anos.

Por outro lado, é verdade, a curiosidade adensa-se. Nos adeptos, na comunicação social, na própria estrutura do F.C. Porto. Para quando o lançamento do prodígio argentino? Será normal a ausência permanente das convocatórias? OMaisfutebol procurou respostas e encontrou-as nos dois últimos treinadores a trabalhar com Juan Iturbe, antes da viagem definitiva do pulguita para Portugal.

Walter Perazzo, seleccionador argentino de sub-20, e Leonardo Astrada, técnico do esquerdino no Cerro Porteño, estão em sintonia: «O Iturbe é uma jóia valiosa, não pode ser tratado com descuido», regista o primeiro; «está preparado para jogar, mas não pode ser olhado como salvador ou titular imediato», acrescenta Astrada.

Não há, asseguram ambos, razões para duvidar da excelência de Iturbe. «É um menino-maravilha, física e tecnicamente soberbo. Salta bem, remata bem, possui qualidades incríveis. É o melhor da sua idade na Argentina. Tem de melhorar o timing do passe e saber quando pode driblar ou não», aventa Walter Perazzo.

Leonardo Astrada passa também por aí. Pelos defeitos do mini-Messi. «Comete erros e está na idade de os cometer. O Iturbe pratica um futebol de risco e com alguns excessos. Quando o fazia, obrigava-me a ter conversas privadas, paternalistas, com ele. Explicava-lhe que não tem de ser sempre ele a decidir.»

«Foi ídolo no Cerro e será ídolo no F.C. Porto»

O F.C. Porto realizou 11 jogos oficiais. Iturbe nunca fez parte dos planos de Vitor Pereira. Não está, inclusivamente, inscrito na Liga dos Campeões. A paragem no campeonato permitirá retocar o génio anunciado, apurar o feeling competitivo, aproximar o jovem argentino da equipa.

O Pero Pinheiro, dia 15 de Outubro para a Taça de Portugal, pode muito bem promover a sua estreia.

Walter Perazzo conhece Juan Iturbe há vários anos e sabe como funciona a sua mente. «Não vai ceder ao peso das expectativas criadas. Emocionalmente melhorou muito no último ano. Está mais sólido, mais tranquilo. Mas tem só 18 anos. Não me canso de dizer que não nos podemos esquecer disso.»

Leonardo Astrada vai mais longe. «Foi ídolo no Cerro Porteño e vai ser ídolo no F.C. Porto. Pode ser já em Outubro, em Novembro ou em Dezembro. Ou só em Agosto do próximo ano, não interessa. Vale a pena esperar por Iturbe. As pessoas em Portugal vão perceber isso.»



in "maisfutebol.iol.pt"





Sem comentários: