quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Pinto da Costa: "Saímos sempre por cima"

Depois de, no passeio matinal, ter fotografado uma réplica da Taça UEFA, Pinto da Costa esgrimiu memórias de Donetsk e de um duelo com o Shakhtar na campanha para a primeira final europeia dos dragões. A curiosidade de uma televisão local levou o presidente ao passado, sem perder de vista o momento actual da equipa. "Vamos procurar sair desta crise, estou convencido de que isso vai acontecer, já passámos por situações semelhantes e saímos sempre por cima", confia, recuperando momentos mais tensos e evocando a sua superação.
O passado conforta e anima. Por exemplo, Pinto da Costa percorreu a pé o velho Estádio Olímpico de Donetsk, mesmo em frente ao moderníssimo Donbass Arena e onde os dragões passaram em 1984, a caminho da final da Taça das Taças, que perderiam para a Juventus. "Estava a nevar, muito mais frio do que agora", começou por recordar, prosseguindo: "Em 1984 foi um jogo dos quartos-de-final, depois jogámos com o Aberdeen e chegámos à final. Foi um jogo muito bem disputado, empatámos 1-1 depois de termos ganho 3-2 nas Antas, e foi uma boa eliminatória. Lembro-me da neve, foi a primeira vez que jogámos debaixo de neve, mas no final os adeptos ucranianos despediram-se de nós com uma grande ovação."
Uma memória galvanizante de quem continua a associar a Ucrânia às meias-finais da Taça dos Campeões de 1987. Em Kiev, a vitória por 2-1 carimbou o acesso à final de Viena, mas na capital ucraniana o FC Porto também assinou a retoma num dos piores ciclos do passado recente. Foi em 2008/09, com golos de Rolando e Lucho. Inspirador?

in "ojogo.pt"

Sem comentários: