quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Vítor Pereira: "Temos de confiar uns nos outros"

A tensão está aparentemente aliviada em torno da equipa, e Vítor Pereira mostrou-se mais solto e sorridente do que o momento poderia antecipar. Com Pinto da Costa e Antero Henrique atentos, o treinador garantiu a retoma imediata, prometeu uma estratégia para surpreender o Shakhtar e assegurou que exibições como a de Coimbra não se repetirão. Três certezas absolutas que o plantel terá de reiterar em campo já esta noite...


Como vai a equipa reagir depois do jogo com a Académica?

Estamos aqui numa competição completamente diferente, o jogo da Académica foi referente à Taça de Portugal e isto é Liga dos Campeões, num jogo de extrema importância para nós. Viemos discutir o resultado e levar os três pontos contra o Shakhtar.

Que espera do jogo e do comportamento da sua equipa?

Vamos de certeza fazer um jogo completamente diferente, estamos conscientes das dificuldades, mas sabemos que este jogo nos pode abrir boas perspectivas de passar à próxima fase da Liga dos Campeões. Vamos jogar confiantes, conscientes de que não podemos repetir o jogo da Académica. Confiamos no nosso trabalho e no talento dos jogadores, acreditamos que vamos fazer um jogo à altura da Liga dos Campeões. Será um Porto diferente de certeza absoluta.

A eliminação da Taça de Portugal pode deixar marcas ou serve de incentivo para a retoma?

O jogo anterior já foi mais do que dissecado. Entre nós, sabemos que não estivemos ao nosso melhor nível e sabemos que isso tem de ser rectificado. Temos de ser mais agressivos, com uma circulação mais rápida e com aquilo que eu já disse que não tivemos. Sabemos que vamos defrontar um Shakhtar que joga o tudo ou nada, que vai querer assumir o jogo e assumir riscos. Se falhar, falha tudo - falha um objectivo fundamental. Temos de acreditar no nosso jogo, rectificar algumas coisas, mas temos de confiar no nosso trabalho e uns nos outros. Estamos unidos, conhecemos o nosso talento como equipa. Esperem para ver, mas vamos de certeza apresentar uma outra qualidade de jogo.

Precisando o FC Porto de vencer, de que forma isso se pode transformar em ansiedade com o passar dos minutos?

Temos de nos preparar estrategicamente para todas as eventualidades e temos a experiência necessária para abordar estes grandes jogos. Sabemos que temos de manter o controlo emocional, acreditar muito na organização da equipa, na estratégia.

Tem sido comentada a possibilidade de ser demitido caso os próximos resultados não sejam satisfatórios. De que forma é que isso o afecta?

Não tenho dedicado sequer um minuto a pensar nisso, porque o meu tempo tem sido dedicado a ganhar o jogo ao Shakhtar. Confio plenamente no nosso trabalho, no talento dos jogadores e no carácter da equipa. Estou empenhado em contribuir para criar as condições necessárias para ganhar ao Shakhtar.

Soube da ameaça de atentado em Donetsk? Isso mexeu com o grupo?

Estamos de tal forma focados no que é competitivo que quase que as coisas que nos envolvem nos passam ao lado, porque estamos mergulhados e absorvidos por aquilo que temos de fazer para ganhar o jogo. Nem sequer perdi - e acredito que os jogadores também não - tempo com outra coisa que não seja ganhar o jogo.


PERGUNTA O JOGO: "Não perspectivamos jogos para empatar"

Mircea Lucescu disse acreditar que o empate seria um bom resultado para o FC Porto, na medida em que lhe permitiria ser terceiro e jogar a Liga Europa. Admite que é um mal menor? Será um resultado aceitável?

Este clube joga sempre para ganhar, nunca perspectivamos um jogo no sentido de empatar. O que me preocupa é tomar consciência, é fazer tomar consciência, de que uma vitória abre perspectivas para aquele que é o nosso objectivo. Temos de definir a estratégia adequada e exigir rigor, empenho total, e é nessas premissas que acredito e nas quais estou concentrado.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: