terça-feira, 29 de novembro de 2011

Sindicato dos Jornalistas repudia agressão no Dragão

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) repudiou esta segunda-feira, através de comunicado, a alegada agressão de que terá sido vítima o jornalista Valdemar Duarte, ao serviço da TVI, no final do encontro entre FC Porto e o SC Braga, que decorreu no Estádio do Dragão. 

O jornalista alega ter sido insultado pelo próprio presidente do clube azul-e-branco e, posteriormente, agredido por elementos da segurança que acompanhavam Pinto da Costa.

O jornalista já apresentou queixa na PSP e recebeu agora o apoio do Sindicato. 

Leia o comunicado:

«1. O Sindicato dos Jornalistas repudia veementemente a agressão ao jornalista Valdemar Duarte, ao serviço da TVI, por elementos ligados ao presidente do Futebol Clube do Porto, Pinto da Costa, ocorrida na noite de ontem, domingo, no interior de instalações deste clube. 

2. De acordo com as informações que o SJ possui, o nosso camarada foi insultado pelo presidente do clube quando se encontrava a descer da tribuna de imprensa e dirigindo-se à sala de imprensa do Estádio do Dragão. 

3. Posteriormente, o mesmo jornalista foi agredido por um elemento que acompanhava Pinto da Costa e foi ameaçado fisicamente por elementos da equipa de segurança privada de serviço ao Estádio do Dragão durante o jogo entre FC Porto e Sporting de Braga. 

4. A Direcção Nacional do SJ manifesta total solidariedade para com o jornalista Valdemar Duarte e denuncia como absolutamente inaceitável o comportamento do presidente do FC Porto, bem como dos elementos próximos deste dirigente desportivo ou da empresa de segurança privada. 

5. O SJ considera que o agressor deve ser punido exemplarmente, já que não pode haver qualquer justificação para a violência – física ou verbal – nem se pode aceitar que dirigentes desportivos exerçam retaliações de qualquer tipo porque não gostem da forma como este ou aquele profissional, este ou aquele órgão de informação realizam a sua missão de informar ou exercem o direito à opinião. 

6. Nesse sentido, o SJ apela aos jornalistas e a outras pessoas que testemunharam os acontecimentos, para que se disponibilizem a depor no inquérito judicial que necessariamente terá de ser aberto, bem como na apreciação da queixa que o SJ vai apresentar à Entidade Reguladora para a Comunicação Social. 

7. O SJ apela por outro lado à Liga Portuguesa de Futebol Profissional e às demais autoridades para que contribuam para a reposição do respeito pela integridade física dos jornalistas que se deslocam às instalações dos clubes em missão profissional. 

8. O SJ apela ainda aos jornalistas que cobrem as actividades do FC Porto, em particular, e dos clubes desportivos em geral, para que continuem a desempenhar a sua missão com a maior coragem e a resistir à intimidação física ou psicológica, fazendo respeitar o direito dos cidadãos à informação livre e independente.»


in "abola.pt"

Sem comentários: