sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Vítor Pereira "Estes jogadores alimentam-se de títulos"

Duas semanas sem competição acalmaram Vítor Pereira, mas não alteraram a situação do FC Porto, ainda líder, mas à procura de melhores exibições. O técnico projecta o primeiro de três jogos verdadeiramente decisivos em provas distintas e tenta não desviar o foco do primeiro, embora reconheça a dureza do ciclo. A Académica está, aparentemente, pior do que na visita para o campeonato, mas a opinião do treinador em relação à sua qualidade não muda.
É a segunda vez que o FC Porto vai a Coimbra esta época. Este jogo tem um cariz diferente do primeiro?
Sim. É uma prova a eliminar, diferente do campeonato, em que se disputaram três pontos. Vamos a Coimbra conscientes das dificuldades e sabendo que vamos defrontar uma equipa bem orientada, que procura jogar um futebol de qualidade. Já o tinha dito e não mudo a minha opinião sobre a Académica. Sabemos das dificuldades, mas queremos passar, porque um dos objectivos da época é ganhar a Taça de Portugal.
Trabalhou esta semana sem muitos internacionais. Isso condiciona a equipa, ou os jogadores tiram também partido da preparação nas selecções?
Isto é a realidade dos clubes a este nível. Quanto mais alto o nível do clube, maiores as probabilidades de ter jogadores nas respectivas selecções nacionais. É uma realidade com a qual estamos habituados a lidar. Trabalhámos bem e forte com os que ficaram e estamos a avaliar a condição física dos que estão a regressar.
Vê o próximo jogo de forma isolada, ou dentro de um ciclo de três jogos importantes para o clube em todas as provas?
São jogos em provas distintas. Este é a eliminar. Depois temos a Liga dos Campeões, contra o Shakhtar, e voltamos então ao campeonato [Braga]. São jogos completamente diferentes, mas temos de pensar só na Académica. É o próximo adversário e o jogo que queremos ganhar.
Que resposta é que espera do FC Porto nesta partida?
O que quero é que o FC Porto expresse a qualidade dos seus jogadores e do nosso trabalho. É desse FC Porto que estou à espera no sábado.
O FC Porto está a correr por um tetra inédito na Taça de Portugal. Usa isso como factor de motivação para os jogadores?
Estes jogadores alimentam-se de vitórias e de títulos. Queremos conquistar esta Taça de Portugal. É mais uma e para isso temos de trabalhar muito. As dificuldades a cada ano que passa são maiores e estamos a preparar-nos para elas.
Entre os laterais Fucile e Sapunaru, terá algum disponível? E Iturbe já poderá jogar?
São jogadores que ainda estão num processo de aquisição da melhor condição. Ainda temos mais um dia para avaliar a condição deles. Veremos o que decidiremos depois.

Pergunta O JOGO
"Vamos ter de gerir o grupo e escolher equipa preparada"

Pensa mexer na equipa de forma significativa, tendo em conta a proximidade do jogo com o Shakhtar, decisivo na Liga dos Campeões?
Temos que gerir essa situação. Vamos escolher uma equipa que nos transmita confiança para ganhar o jogo em Coimbra. Pensar de outra forma seria subestimar a Académica e isso seria o principal erro que poderíamos cometer na abordagem ao jogo. Queremos ganhar e passar esta eliminatória. Vamos ter de gerir bem e escolher uma equipa preparada para ganhar o jogo. Sabemos que há jogadores a chegar em estados diferentes. Uns chegam de viagens longas, outros de mais perto. Uns chegam com dois jogos feitos, outros apenas com um jogo... Vamos escolher uma equipa que nos transmita total confiança para conseguir o objectivo que é passar a eliminatória.

Aposta em capitalizar confiança das selecções

Claramente abaixo daquilo que a qualidade individual dos seus jogadores preconiza, o FC Porto recebe agora alguns activos muito elogiados pelos desempenhos recentes nas selecções. Vítor Pereira não esconde que a equipa pode tirar proveito disso mesmo e tornar assim positiva a paragem competitiva que lhe roubou 12 jogadores. "Há ganhos e perdas na paragem. Provavelmente os jogadores que atingiram grandes objectivos vêm mais confiantes do ponto de vista individual. Mas também há jogadores lesionados... Temos de lamentar a perda do Guarín, que é um jogador importante para nós", comentou.
João Moutinho é um exemplo paradigmático da diferença de desempenho no clube e na selecção. "Nós trabalhamos sempre para que eles se apresentem no máximo potencial. O João, como outros, já teve momentos em que expressou a sua real qualidade. Noutros momentos isso não foi possível. Ainda bem para Portugal que o João conseguiu expressar todo o seu potencial neste jogo importantíssimo. O que eu espero é continuar a dar sequência à nossa qualidade de treino e de trabalho, para que eles possam regularmente expressar o seu talento", frisou.

Goleada ao Benfica também o marcou

Helton disse que o jogo dos 5-0 ao Benfica foi o episódio que mais o marcou no Estádio do Dragão e Vítor Pereira ratifica o capitão. "Foi um momento bonito, pela qualidade de jogo e pela envolvência. São jogos que marcam e eu tive a sorte de fazer parte dessa grande vitória. Mas tivemos outros que me satisfizeram da mesma forma", disse, a propósito do aniversário de um estádio como "não há igual", pese embora as saudades das Antas. "O Estádio das Antas liga-me à infância e à adolescência. Deixou-me marcas para a vida toda. Mas agora temos um estádio maravilhoso, que nos orgulha a todos", resumiu.

Parabéns a Paulo Bento

Depois de ver elogiada a sua competência por Paulo Bento, Vítor Pereira agradeceu e retribuiu. "Felicito o trabalho do Paulo, da sua equipa técnica, dos jogadores e da estrutura da Selecção, porque nos deram uma grande alegria. Quando sinto que as pessoas vão a fundo nas ideias que defendem, e no fim vejo o trabalho recompensado, é sempre para mim sinal de satisfação. Felicito a competência de todos", comentou.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: