sábado, 3 de dezembro de 2011

A batalha dos eclécticos

Se pensa que o eclectismo é uma "mania" própria dos clubes portugueses, quando muito da Península Ibérica, aqui atendendo ao exemplo do campeoníssimo Barcelona, poderoso no futebol, andebol, basquetebol, hóquei em patins, futsal e muitas outras modalidades, o Estrela Vermelha de Belgrado, adversário do FC Porto na terceira eliminatória da Taça EHF de andebol, demonstra o contrário.
O maior clube da Sérvia, que também já o era no tempo da Jugoslávia, tem 26 modalidades em actividade, muitas em ambos os sexos, somando cerca de 495 títulos desde a sua fundação, em 1945, logo após o final da II Grande Guerra Mundial.
"Isso é muito típico daquela zona; praticamente não há só clubes de futebol, quase todos os clubes têm várias modalidades e o Estrela Vermelha é o maior exemplo", disse, a O JOGO, Vladimir Zelenovic, ex-jogador do ABC e Sporting, entre outros, tendo sido formado nas escolas de andebol do Estrela Vermelha, onde ganhou uma Taça numa equipa então treinada por Ljubomir Obradovic, actual técnico do FC Porto.
E o Estrela Vermelha, tal como o FC Porto, que é o actual campeão de futebol, andebol (tri), basquetebol e hóquei em patins (deca), tem muitas secções ganhadoras, como comprova o facto de ser campeão europeu e mundial de futebol (1991), ter 25 campeonatos nacionais e 22 Taças de futebol e nove campeonatos e quatro Taças de andebol, aqui para referir apenas a modalidade que hoje vai opor os dois grandes clubes.

Três golos para recuperar

O FC Porto vai começar o jogo desta tarde a perder por três. Depois de ter saído da capital sérvia derrotada por 28-25, a equipa azul e branca tem a oportunidade de dar a volta à eliminatória no Dragão Caixa.
Continuará sem os pontas titulares, Ricardo Moreira e Dario Andrade, mas terá o apoio de um pavilhão no qual não perde desde Setembro de 2009.

W. Davyes

"Não percam, é grande jogo"

Wilson Davyes, regressado há pouco à competição, depois de curar uma lesão na mão, pede o apoio dos adeptos no Dragão Caixa para o jogo desta tarde. "Espero que tenham a consciência de que têm a oportunidade de assistir a um grande jogo. Para nós, os adeptos são o oitavo jogador; é importante contar com o apoio deles."

in "ojogo.pt"

Sem comentários: